Março deve registrar bons volumes de chuvas pelo Brasil – Rural Clima

1002

Porto Alegre, 1 de março de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, o mês de março tende a ser marcado por bons volumes de chuvas pelo Brasil.

Nos próximos dias devem ser registradas chuvas pontuais no sul do Brasil. Também haverá uma continuidade das precipitações em áreas do Matopiba, na região mais central de Mato Grosso, no leste de São Paulo e de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. As demais regiões do Brasil tendem a apresentar um tempo mais aberto até domingo.

A partir do domingo, o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos salienta que uma frente fria irá se formar e organizar melhor as chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, muito embora as precipitações devam se mostrar mais irregulares na faixa leste do território gaúcho. Pancadas de chuvas mais intermitentes também são esperadas para as regiões central e norte do Brasil no começo da próxima semana.

Segundo Santos, essa condição de clima deve manter boas condições para o desenvolvimento da safra de soja no Sul do Brasil, para as culturas de cana-de-açúcar e de café no Sudeste e para o milho safrinha nas diversas regiões de produção desde a faixa central do país até o Matopiba.

Santos afirma que as condições para ocorrência de chuvas em grande parte do Brasil são favoráveis ao longo de todo o mês. Já em abril o tempo tende a ficar mais seco na faixa central do país. Já na segunda metade do mês são esperados melhores volumes de chuvas, tanto no Sul quanto no Norte do Brasil.

Paraguai

De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, há possibilidade para a ocorrência de chuvas irregulares na faixa central do Paraguai ao longo dessa sexta-feira. Amanhã, o tempo deve ficar mais aberto e com registro de temperaturas elevadas, especialmente na região do Chaco, com valores oscilando entre 38 graus e 40 graus, bem como na faixa mais oriental do país.

As temperaturas tendem a ser amenizadas com o retorno das chuvas, esperado entre o domingo e segunda-feira, que pode atingir grande parte do Paraguai até a terça-feira. Bons volumes de chuvas são esperados na região do Chaco e também na região de fronteira com o Mato Grosso do Sul.

Ludmila acrescenta ainda que no próximo final de semana um sistema se forma entre a Argentina e o Rio Grande do Sul, devendo levar chuvas novamente ao Paraguai, com dias seguidos de tempo mais instável.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA