Lula volta a criticar juros e reforça aposta em crescimento de mais de 2% do PIB em 2023

323
Lula
Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do 3º Congresso Nacional da Juventude do PT (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Porto Alegre, 15 de junho de 2023 – Em entrevista concedida a rádios goianas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar os juros praticados no Brasil e reforçou a sua aposta em um crescimento de pelo menos 2% do PIB do país em 2023. “Não há explicação para um juro de 13,75% ao ano com inflação em torno de 4%”, afirmou, se referindo à taxa Selic determinada pelo Banco Central (BC). Segundo o presidente, que ontem esteve reunido com representantes do varejo, houve muitas queixas dos varejistas sobre essa questão.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima semana para definir o futuro da Selic. Apesar dos bons dados de desempenho da economia, a expectativa do mercado é de manutenção da taxa em 13,75% ao ano.

O presidente reforçou a sua aposta de que a economia brasileira irá crescer neste ano mais do que os 0,9% projetado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). “Vamos crescer entre 2% e 2,5%. Se acontecer o que eu penso que vai acontecer, poderemos crescer ainda mais”, disse, destacando que o Brasil retomou a credibilidade internacional nos seis meses do seu governo.

Lula lembrou que o atual governo está retomando 14 mil obras que estavam paralisadas desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e que o governo irá investir R$ 23 bilhões este ano na área de transporte, mais que os R$ 20 bilhões liberados pela administração Bolsonaro em quatro anos.

Agronegócio

Setor muito importante para a economia goiana, o agronegócio não ficou de fora dos questionamentos ao presidente. Lula disse que trabalha para dar condições melhores para 215 milhões de brasileiros, incluindo o agronegócio. O presidente desafiou a qualquer produtor a contestar a informação de que no seu governo anterior o setor teria recebido mais recursos e taxas menos de juros para aquisição de máquinas.

Segundo o presidente, as rusgas e críticas que recebe do setor é uma questão ideológica e prometeu que irá divulgar nas próximas semanas um grande Plano Safra. Também informou que a partir de 2 de julho será anunciado um ‘novo PAC”, um plano de investimentos para obras de infraestrutura.

Lula disse que a intenção do seu governo é recuperar a capacidade produtiva do agro sem desmatamento e que uma agricultura sustentável é essencial para a conquista e manutenção de mercados externos. “Vamos cuida da agricultura com o respeito que ela merece”, conclui, acrescentando que está recuperando a Conab, com o objetivo de criar novamente estoques reguladores e garantir preços mínimos ao produtor. As informações são da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA