São Paulo, SP – A Hapvida divulgou o balanço do primeiro trimestre de 2025 (1T25), com lucro líquido ajustado de R$ 416,4 milhões, queda de 15,8% em relação ao mesmo período do ano passado (1T24). Sem ajuste, lucro líquido foi de R$ 54,3 milhões, recuo de 34,9% em relação ao 1T24. Segundo a companhia, o trimestre manteve a trajetória de crescimento da receita, forte geração de caixa, redução da alavancagem, manutenção de suas margens considerando a sazonalidade entre trimestres e ampliação dos investimentos na qualificação e expansão de sua Rede Própria.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciação) ajustado ficou em R$ 1,003 bilhão, aumento de 0,5% frente ao 1T24 e um decréscimo de 5,5% frente ao 4T24. A margem Ebitda ajustado ficou em 13,4%, queda de 0,9 ponto porcentual na comparação anual.
A receita líquida foi de R$ 7,499 bilhões, alta de 7,3% em relação ao 1T24, impulsionada principalmente pelo crescimento da linha de Planos de Saúde resultado dos reajustes de preços e da recomposição dos tickets médios.
No 1T25, a Dívida Líquida da Companhia foi de R$ 4,164 bilhões (equivalente a 0,98x Ebitda covenant contratual), uma redução frente a R$ 4,534 bilhões (equivalente a 1,06x Ebitda covenant contratual) no 4T24, devido principalmente, à geração de caixa e pelo resultado financeiro.
O ticket médio consolidado de saúde aumentou 9,0% entre 1T24 e 1T25, refletindo a estratégia de recomposição de preços e revisão do portfólio de clientes, passando de R$ 261 no 1T24 para R$ 284,4 no 1T25.
No 1T25, a Sinistralidade Caixa atingiu 68,6%, um aumento de 0,7p.p. em comparação ao 4T24 e 1T24, incluindo 1,0p.p. (ou R$74,7 milhões) frutos dos procedimentos assistenciais provenientes de ações judiciais. Excluindo esse efeito, a Sinistralidade Caixa teria sido de 67,6%.
A Sinistralidade Caixa do 1T25 apresenta comportamento alinhado aos padrões históricos de utilização do segmento para primeiros trimestres, com elevação nos números de atendimentos em comparação aos quartos trimestres, em função do início sazonal das viroses e arboviroses. Não foram identificados, até o momento, grandes diferenças quanto ao momento de início, volume ou complexidade dos atendimentos usuais para o período
“A expansão e a requalificação da Rede Própria são importantes não apenas para manter um nível adequado de controle de custos, alinhado à estratégia do negócio pilar fundamental para a acessibilidade dos nossos produtos , mas também, e principalmente, para permitir maior controle sobre os indicadores de qualidade assistencial, tema central na gestão da Companhia. Desde 2024, a Companhia tem concentrado esforços na ampliação dos atendimentos e na redução dos prazos de agendamento. Esses avanços são refletidos na queda contínua do número de Notificações de Intermediação Preliminar (NIPs) recebidas, evidenciando uma trajetória consistente de melhoria”, destacou a Hapvida.
Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)
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