Porto Alegre, 12 de janeiro de 2024 – Os reportes de negócios com trigo seguem pontuais no mercado doméstico. Segundo o analista e consultor de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento, os moinhos estão abastecidos, demonstrando interesse apenas para grãos de boa qualidade e pouco flexíveis em relação aos preços. “Quem possui este tipo de produto também não flexibiliza as suas pedidas”, destaca.
Nesta quinta-feira (11), tanto no Rio Grande do Sul quanto no Paraná, a indicação de compra ficou por volta de R$ 1.300 a tonelada CIF moinhos. Os preços FOB interior depende da localização do produto. “O vendedor segue focando na venda de feed wheat para o mercado internacional”, lembra o analista.
O line-up, programação dos embarques de trigo ao Brasil, confirmam bons volumes de venda de feed wheat ao exterior. É projetada a exportação de 161,969 mil toneladas em fevereiro. O material foi elaborado por SAFRAS & Mercado. Em janeiro, o line-up indica 692,583 mil toneladas.
No acumulado de agosto de 2023 a fevereiro de 2024, são estimadas 1,809 milhão de toneladas. O maior volume tem como porta de saída o porto de Rio Grande/RS, com 1,415 milhão de toneladas (78% do total). “Vale lembrar que, devido à saturação da capacidade do porto de Paranaguá/PR, há registros de vendas de feed wheat paranaense pelo porto gaúcho”, relata o consultor. Pelo porto de Imbituba/SC, os line-ups chegam a 220,269 mil toneladas. Por Paranaguá/PR, a 173,65 mil toneladas.
No cenário internacional, mesmo com a boa alta na Bolsa de Mercadorias de Chicago na manhã desta sexta-feira, em meio ao aumento da tensão no Oriente Médio, a semana ainda é negativo. Por volta das 11 horas (horário de Brasília), a posição março/24 ainda tinha perda de quase 1% no acumulado da semana.
Durante boa parte da semana, o mercado foi pressionado pela falta de demanda pelo produto dos Estados Unidos, conforme exemplificado pelo relatório de exportações semanais do Departamento de Agricultura do país (USDA), que ficaram bem abaixo do esperado.
As vendas líquidas norte-americanas de trigo, referentes à temporada comercial 2023/24, que tem início em 1o de junho, ficaram em 128.100 toneladas na semana encerrada em 4 de janeiro. Destaque para a venda de 137.200 toneladas para a China. O mercado esperava exportações entre 200 mil e 475 mil toneladas.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Rodrigo Ramos/ Agência SAFRAS
Copyright 2024 – Grupo CMA