Porto Alegre, 4 de setembro de 2023 – O line-up, a programação de embarques nos portos brasileiros, projetou a exportação de 67,178 mil toneladas de arroz (base casca) para setembro, conforme levantamento realizado por SAFRAS & Mercado. Os principais destinos são Países Baixos, Senegal, El Salvador, México e Panamá. Em agosto, foram 147,025 mil toneladas.
O volume embarcado no mês de agosto somou 298,938 mil toneladas, conforme a Secretaria do Comércio Exterior (Secex). No mesmo mês do ano passado, exportações somaram 268,031 mil toneladas, segundo a entidade. Em julho, foram embarcadas 179,052 mil toneladas.
De março a setembro, o line-up projeta o embarque de 864,040 mil toneladas, contra 1,4 milhão de toneladas em igual período do ano passado. De março a agosto, a Secretaria do Comércio Exterior indica o embarque de 1,009 milhão de toneladas, ante 923 mil em igual período do ano passado.
Segundo o analista e consultor de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira, a tendência para setembro é de um arrefecimento nas vendas externas. “As transações atualmente reportadas referem-se somente a carregamentos negociados no mês anterior”, explica. “Além disso, as tradings parecem estar reduzindo sua atividade, indicando uma postura mais cautelosa”, pondera.
A entrada da safra norte-americana, com preços mais atraentes, apresenta um desafio adicional para o Brasil. “Os Estados Unidos têm potencial para conquistar mercados chave para as exportações brasileiras, como o México, que tem sido um dos principais destinos do nosso cereal”, finaliza o analista.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA