Japão mantém taxa de juros a -0,1% e de rendimentos de títulos a 0%

3144
Japão

     Porto Alegre, 21 de julho de 2022 – O Banco do Japão (BoJ) manteve sua meta de taxa de juros de curto prazo em -0,1%, em comunicado divulgado hoje, e o rendimento dos títulos de 10 anos em torno de 0%.

De acordo com o comunicado do banco, há a expectativa de que a economia japonesa se recupere em um médio prazo, devido aos efeitos da pandemia de Covid-19. As restrições do lado da oferta vêm diminuindo, mas o BoJ prevê que o aumento dos preços das commodities por conta da guerra na Ucrânia, bem como os preços da energia, possa pressionar a inflação.

“Os lucros das empresas têm estado em níveis elevados em geral, e o sentimento de negócios foi mais ou menos inalterado. Nesta situação, o investimento fixo empresarial aumentou, embora a fraqueza tenha sido observada em alguns setores”, afirma o comunicado do BoJ.

Para o banco, o consumo privado aumentou moderadamente, sobretudo para consumo de serviços, com a diminuição do impacto da Covid-19. O investimento em habitação sido mais ou menos estável e o investimento público tem sido relativamente fraco.

No que se refere aos preços, o índice de preços ao consumidor (que considera todos os itens menos alimentos frescos) ficou em torno de 2%, principalmente devido aos aumentos da energia e preços dos alimentos.

O banco faz uma análise em especial de como a guerra na Ucrânia pode afetar a economia japonesa, com relação ao aumento dos preços das commodities. “Dado que o Japão é um importador de commodities, um aumento desses preços devido a fatores de oferta coloca maior pressão sobre a economia através do aumento dos custos de importação, uma vez que este aumento não é acompanhado por uma expansão da demanda externa ou um aumento das exportações”.

Por conta disso, o cenário futuro indica que os salários não deverão subir e a economia não deve crescer e isso diz respeito também à desvalorização do iene, que pode interromper o planejamento financeiro das empresas. “O que é importante para a economia japonesa é que as empresas que viram os lucros subirem graças à depreciação do iene aumentam os gastos de capital e os salários”, disse o governador do BoJ, Haruhiko Kuroda.

O banco disse estar monitorando o impacto da Covid na economia e a guerra na Ucrânia, e manterá o financiamento das empresas e manter a estabilidade dos mercados financeiros. “O BoJ não hesitará em tomar medidas adicionais de flexibilização, se necessário”, conclui.

As informações são da Agência CMA.

     Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA