Índice de preços ao consumidor sobe 5,7% em fevereiro – OCDE

1035
OCDE

São Paulo, 8 de abril de 2024 – O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) entre os países-membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) subiu 5,7% em fevereiro, o mesmo índice registrado em janeiro. Os números foram publicados hoje (8) no relatório que a entidade publica todos os meses.

A inflação ao consumidor caiu em três quartos dos países da OCDE, com os maiores declínios mensais registrados na Polônia e na Suécia e o maior aumento na Turquia. A inflação ao consumidor ficou abaixo de 2,0% em sete países da OCDE e permaneceu negativa na Costa Rica.

A inflação de alimentos continuou a cair pelo 15o mês consecutivo, atingindo 5,3% em fevereiro após 6,3% em janeiro, e aumentando em apenas quatro países da OCDE. A inflação de alimentos da OCDE foi menor que a inflação geral pela primeira vez desde novembro de 2021. A inflação de energia da OCDE aumentou, mas permaneceu moderadamente negativa em menos 0,5% em fevereiro, apesar da forte inflação de energia na Turquia e na Colômbia. A inflação subjacente da OCDE (inflação menos alimentos e energia) continuou a diminuir, mas permaneceu alta em 6,4%, refletindo preços de serviços rígidos.

Nos países do G7, a inflação subiu 2,9% em fevereiro. Nos Estados Unidos, ficou em 3,2%; no Reino Unido, em 3,8%; na zona do euro, em 2,6%; no Japão, em 2,8%; e na Alemanha, em 2,5%.

Copyright 2024 – Grupo CMA