Porto Alegre, 16 de junho de 2023 – O índice harmonizado de preços ao consumidor dos países que compõem a Eurozona do euro subiu 6,1% em maio na comparação com o mesmo período de 2022, após a alta de 7% de abril, segundo dados revisados divulgados pela agência de estatísticas Eurostat.
Em base mensal, os preços ao consumidor da Eurozona ficaram estáveis em maio de 2023. Os resultados vieram dentro das expectativas.
Em maio, a maior contribuição para a taxa de inflação anual da Eurozona veio de alimentação, álcool e tabaco (2,54%), seguido de serviços (2,15%) e bens industriais não energéticos (1,51%).
As taxas anuais mais baixas foram registradas em Luxemburgo (2,0%), Bélgica (2,7%), Dinamarca e Espanha (ambas 2,9%). As taxas anuais mais altas foram registadas na Hungria (21,9%), Polônia e República Checa (ambas 12,5%). Em relação a abril, a inflação anual caiu em 26 Estados-Membros e subiu em um. As informações partem da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA