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Governo leiloa com sucesso quatro terminais portuários em Paranaguá e no Rio

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São Paulo, SP – O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) realizaram na manhã de hoje, na B3, bolsa de valores sediada em São Paulo, o leilão de arrendamento de quatro terminais dos portos do Rio de Janeiro e de Paranaguá, no Paraná. As áreas do Porto de Paranaguá são destinadas à movimentação e armazenagem de Granéis Sólidos Vegetais, e ficam localizadas a leste do porto que fica no estado do Paraná.

Estão previstos para PAR14 investimentos no terminal de R$ 529,2 milhões e de R$ 477 milhões na infraestrutura do porto. A BTG Pactual Commodities Sertrading S.A. foi a vencedora do arrendamento da área, com proposta de outorga de R$ 225 milhões.

Já a PAR15 receberá investimentos, para o terminal, de R$ 293,2 milhões ao longo dos 35 anos de contrato e de R$ 311 milhões na infraestrutura pública. A Cargill Brasil Participações Ltda. conquistou o arrendamento ao apresentar outorga de R$ 411 milhões.

Enquanto a PAR25, que tem estimativa de investimentos de R$ 233,5 milhões, foi leiloada para o Consórcio ALDC, composto pelas empresas Louis Dreyfus Company Brasil S.A. e Amaggi Exportação e importação Ltda., com proposta de R$ 219 milhões.

Por fim, o RDJ11 é destinado à movimentação e armazenagem, de granéis sólidos e carga geral, e tem previsão de investimentos de R$ 6,8 milhões, em contrato de prazo de 10 anos. O Consórcio Porto do Rio de Janeiro, composto por Triunfo Logística Ltda. e Sul Real GMBL foi o vencedor ao apresentar proposta de outorga de R$ 2,1 milhões.

“Em 2025 e 2026 serão feitos, aqui na B3, 41 novos leilões a favor do Brasil. Isso vai gerar desenvolvimento para o país, mas sobretudo vai ajudar na descentralização do setor portuário brasileiro”, disse Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.

“Com a agilidade que temos por sermos uma empresa pública, isso nos dá a condição de prover uma infraestrutura adequada para todos aqueles que utilizam os portos paranaenses. Realizamos três leilões com êxito. Eram oito áreas que, há muito tempo, aguardavam regularização. Hoje, o Porto de Paranaguá é o primeiro porto brasileiro com todas as concessões plenamente legalizadas. Certamente, esse é um motivo de muito orgulho para nós”, comentou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.

“Não tenho dúvidas de que esses projetos dos portos do Rio de Janeiro e do porto de Paranaguá, leiloados na data de hoje, não somente ampliaram a capacidade de escoamento da agrícola nacional, como também serão de uma importância para a modernização da infraestrutura portuária e o fortalecimento da competitividade do Brasil no comércio internacional”, disse, em discurso, Caio Farias, diretor-geral substituto da ANTAQ.

“Temos orgulho de, há mais de 30 anos, oferecer um ambiente que promove o encontro de bons projetos a investidores, em prol do desenvolvimento do nosso país”, disse André Veiga Milanez, diretor-executivo Financeiro, Administrativo e de Relações com Investidores.

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