Fim de semana terá tempo aberto em quase todo Brasil – Rural Clima

157

     Porto Alegre, 1 de junho de 2022 –De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, esta sexta-feira (1) será marcada por tempo aberto em todo o país, com exceção de algumas regiões litorâneas do Nordeste. Apesar disso, amanhã (2), ventos do leste poderão levar a chuva para algumas regiões do interior do agreste e semiárido nordestino.

     De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, no Sul do Brasil uma frente fria que se forma no Uruguai no sábado atingirá brevemente, no domingo, o estado do Rio Grande do Sul. Apesar disso ela será rápida, deixando o tempo aberto, sem maiores preocupações na segunda-feira.

     Já na terça-feira, a previsão é de chuva na metade sul e algumas regiões do leste do Rio Grande do Sul, com ingresso de uma nova frente fria. Já na quinta-feira, o tempo será fechado e ocorrerão chuvas generalizadas e em grande volume por todo o estado, dificultando as atividades de plantio de trigo.

     As chuvas ficarão restritas ao território gaúcho, e apenas no próximo final de semana é que há previsão de pancadas de chuva em algumas regiões de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai.

     No Paraguai, a meteorologista Ludmila Camparotto sinaliza que algumas chuvas atingirão a região oriental do país nos próximos 15 dias. O tempo seguirá aberto até o dia 7, momento em que a frente fria que passa pelo Sul do Brasil passará brevemente pelo país. Apenas na segunda quinzena de julho que as chuvas tendem a se intensificar, podendo trazer algumas dificuldades às atividades de colheita e plantio. Quanto ao frio, nos próximos 10 dias não há maiores preocupações com relação a efeitos sobre as lavouras do país.

     Revisão: Pedro Diniz (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA