Compreender como funciona alguns aspectos específicos do mercado, como a formação dos preços dos fertilizantes, é fundamental para quem deseja gerir de forma mais otimizadas os custos operacionais das lavouras.
Para acompanhar, em tempo real, as notícias sobre Fertilizantes e culturas agrícolas, faça parte do Telegram da agência Safras News. Tudo acontece primeiro por lá!
No esquema a seguir, foram destacados os principais fatores de oferta e de demanda que atuam na formação dos preços dos fertilizantes.
Preço dos Fertilizantes: Fatores de oferta
Dentre osfatores de oferta, destacam-se: questões geopolíticas, preços das matérias-primas, taxas de operação, logística e questões climáticas.
Preço dos Fertilizantes: Fatores de demanda
Nos fatores de demanda, os principais direcionadores do preço são: subsídios e financiamentos, época de demanda, projeção de safras, economia global e mercado agrícola, relação de troca das commodities agrícolas com os fertilizantes e também as questões climáticas.
Se quiser receber um panorama semanal atualizado, com informações sobre o cenário nacional e internacional de fertilizantes produzido por uma especialista de Safras & Mercado, inscreva-se neste link.
Perspectivas e posicionamento estratégico
O mercado opera hoje com maior equilíbrio entre oferta e demanda, mas segue vulnerável a eventos externos e flutuações cambiais. Em meio à busca por liquidez por parte das indústrias, os produtores encontram oportunidades mais vantajosas de negociação — principalmente quando a relação de troca com soja e milho favorece a compra antecipada.
Monitorar semanalmente os fundamentos desse mercado permite antecipar tendências e garantir decisões mais alinhadas à realidade de preços, volatilidade e disponibilidade de produto.
Para receber gratuitamente análises completas sobre o mercado de fertilizantes, inscreva-se neste link.