Fatores que influenciam nos preços dos fertilizantes

1692

Compreender como funciona alguns aspectos específicos do mercado, como a formação dos preços dos fertilizantes, é fundamental para quem deseja gerir de forma mais otimizadas os custos operacionais das lavouras.

📰 Para acompanhar, em tempo real, as notícias sobre Fertilizantes e culturas agrícolas, faça parte do Telegram da Agência SAFRAS. Tudo acontece primeiro por lá!🚨

No esquema a seguir, foram destacados os principais fatores de oferta e de demanda que atuam na formação dos preços dos fertilizantes.

Preço dos Fertilizantes: Fatores de oferta

Dentre osfatores de oferta, destacam-se: questões geopolíticas, preços das matérias-primas, taxas de operação, logística e questões climáticas.

Preço dos Fertilizantes: Fatores de demanda

Nos fatores de demanda, os principais direcionadores do preço são: subsídios e financiamentos, época de demanda, projeção de safras, economia global e mercado agrícola, relação de troca das commodities agrícolas com os fertilizantes e também as questões climáticas.

Se quiser receber um panorama semanal atualizado, com informações sobre o cenário nacional e internacional de fertilizantes produzido por uma especialista de SAFRAS & Mercadoinscreva-se neste link.

Preços dos Fertilizantes – Perspectivas para o mercado de fertilizantes 2023

Após atingir preços recordes em 2022, principalmente por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia e outros gargalos de oferta que vinham ocorrendo desde 2021, os preços dos fertilizantes estão recuando devido à quebra de demanda diante dos altos patamares.

Assim, para 2023 é esperado um mercado mais equilibrado, com a demanda cautelosa e a oferta procurando liquidez, reduzindo preços.

As relações de troca com as principais commodities agrícolas, como a soja e o milho, serão fundamentais para ditar os volumes demandados pelo Brasil e Estados Unidos, importantes consumidores. A perspectiva é de que o consumo aumente devido à melhora do poder de compra dos agricultores com os preços dos fertilizantes mais favoráveis neste ano em relação a 2022.

As oscilações econômicas mundiais, como as variações do dólar, e as questões envolvendo a guerra entre Rússia e Ucrânia, continuarão como pontos de atenção para o mercado de fertilizantes.

Estar ciente das notícias que permeiam este mercado é essencial para a antecipação do mercado e assertividade no momento de compra.

Para receber gratuitamente análises completas sobre o mercado de fertilizantes, inscreva-se neste link.