Dólar sobe por temores com alta do petróleo e política monetária austera nos EUA

445

Porto Alegre, 13 de outubro de 2023 – O dólar comercial fechou a R$ 5,088 para venda, com valorização de 0,74%. A aversão ao risco ganhou força no mercado internacional, trazendo preocupação aos investidores sobre a possibilidade do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) ter que de subir mais os juros diante do cenário de guerra entre Hamas-Israel e potencial elevação do petróleo.

A pesquisa divulgada pela Universidade de Michigan com expectativa de aceleração da inflação contribuiu para a valorização da moeda. O índice caiu para 63,0 pontos em outubro, após atingir 68,1 pontos no mês de setembro. Já a expectativa de inflação de um ano da pesquisa é de 3,8%, enquanto sua perspectiva de preços de cinco anos é de 3,0%. O indicador das condições econômicas atuais da pesquisa é de 66,7 pontos. Para Gabriel Mota, operador de renda variável da Manchester Investimentos, a alta da moeda estrangeira tem relação com juros mais elevados na maior economia do mundo mediante a valorização do barril de petróleo e expectativa de inflação de Michigan.

Leonardo de Santana, analista da Top Gain, disse que na abertura o impacto foi do CPI e piorou com a inflação de Michigan. “O CPI veio um pouco mais alto que o esperado e tinha uma precificação pendente do DXY do dia de ontem, com isso o movimento forte de alta foi visto cedo. Ao longo da manhã fechou a ficar no zero a zero antes do indicador de confiança do consumidor de Michigan que veio bom, mas a inflação de Michigan veio um pouco mais alta, o que fez o mercado subir mais, tem fluxo bem comparador”.

As informações são da Agência CMA.

Copyright 2023 – Grupo CMA