Com foco no plantio, negócios são pontuais no mercado brasileiro de trigo

480

Porto Alegre, 16 de junho de 2023 – O mercado brasileiro de trigo teve mais uma semana de negócios pontuais. As pontas compradora e vendedora seguem desencontradas.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento, compra e venda ocorrem conforme a necessidade dos agentes. Os moinhos estão bem abastecidos e se mostram bastante exigentes em relação à qualidade do grão. Já os produtores estão reticentes em negociar nos atuais patamares de preços, acreditando em condições mais atrativas futuramente. O foco segue no plantio da safra nova.

“Os negócios saem quando um produtor tem necessidade de fazer caixa ou quando um moinho vê uma oferta que baixe seu custo médio de aquisição. No geral, vemos um maior equilíbrio na formação de preços, após uma acomodação em maio”, disse.

Plantio

Enquanto isso, os trabalhos de plantio da nova safra seguem acontecendo dentro do normal. O clima frio que atingiu as lavouras, em especial do Rio Grande do Sul, nesta semana não traz prejuízo. Pelo contrário, ele chega a ser benefício a lavouras recém plantadas, conforme técnicos ouvidos pela Agência SAFRAS.

Nesta semana, a semeadura atingiu 46,9% da área no Brasil. O dado é da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).

No Paraná, o plantio chegou a 82%, conforme o Departamento de Economia Rural do estado. Já no Rio Grande do Sul, ainda sem o número oficial para o estado, a Agência SAFRAS apurou que o plantio já supera 30% da área. Ontem a Emater/RS estimou uma menor produção gaúcha em 2023.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA