Pelotas, 20 de fevereiro de 2025 – A safra de arroz 2024/25 é considerada normal, sem grandes exceções até o momento. A informação parte do responsável pela área de produção vegetal do escritório regional de Pelotas da Emater-RS, Evair Ehlert, em entrevista exclusiva à Safras News.
“O clima tem sido favorável, com a disponibilidade de água suficiente para todas as lavouras da região. A alta luminosidade e a radiação solar plena também têm favorecido o desenvolvimento das plantas, o que contribui para bons resultados, embora não excepcionais”, afirmou.
Conforme Ehlert, a expectativa é de que a safra atinja resultados dentro da normalidade. As produtividades médias esperadas ficam entre 8.500 e 9.000 quilos por hectare. No entanto, algumas propriedades podem superar 10.000 quilos por hectare, dependendo das condições locais.
“A opção por culturas irrigadas tem sido uma estratégia devido aos prognósticos climáticos, que indicam possíveis estiagens. Apesar de chuvas abundantes em 2024, a falta de água no final da primavera dificultou a irrigação em algumas áreas, mas, no geral, os produtores conseguiram estabelecer seus cultivos”, relatou o também engenheiro agrônomo.
Outro fator relevante apontado pelo entrevistado é a rotatividade com soja, uma opção cada vez mais presente, mas com preços de mercado não tão atrativos e dificuldades no manejo da irrigação para esse cultivo. Por conta disso, muitos produtores optaram por manter o arroz irrigado, atraídos pelos preços mais estáveis, próximos a R$ 100 por saca.
Ritiele Rodrigues (ritiele.rodrigues@safras.com.br) / Safras News