Porto Alegre, 23 de dezembro de 2021 – O mercado brasileiro de algodão vai fechando o ano de 2021 com patamares bastante elevados de preços, sustentado pela força da pluma na Bolsa de Nova York e pela queda do dólar frente ao real. A pluma CIF São Paulo valia R$ 6,33 por libra-peso no dia 21 de dezembro. Isto representava uma elevação anual de 65,27%.
Tanto o produtor de algodão como a indústria têxtil nacional estão em uma encruzilhada: ambos não sabem para onde o preço da pluma vai. A constatação foi feita pelo analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento. Enquanto o produtor espera por preços ainda maiores, a indústria torce por uma queda nos mesmos.
A situação é bastante ruim para a indústria têxtil brasileira, pois o país engatinha na recuperação pós pandemia da Covid 19. “Para o produtor, ao contrário, o cenário é bom, com rentabilidade em Mato Grosso entre 30% e 40%”, pondera o analista.
No cenário exportador, a alta da pluma brasileira fez o país perder competitividade internacional em alguns momentos do ano. Com isso, o Brasil exportou 560,4 mil toneladas no acumulado de agosto a novembro de 2021, totalizando uma receita de US$ 964,8 milhões proveniente das exportações. O volume embarcado é 33% inferior ao mesmo período do ano anterior.
No acumulado de agosto de 2021 a novembro de 2021, a China continua sendo o principal destino das exportações brasileiras (285 mil toneladas), representando até o momento 34% dos embarques nacionais.
Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2021 – Grupo CMA