Chuvas nos próximos 15 dias ficarão mais concentradas sobre o Norte do Brasil – Rural Clima

227
chuvas

Porto Alegre, 5 de abril de 2024 – A previsão para os próximos 15 dias mostra a ocorrência de chuvas sobre praticamente todo o Brasil, segundo o alerta agroclimático da Rural Clima. Porém, segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, os maiores volumes de precipitações estarão mais concentrados sobre a faixa norte, além de algumas ocorrências sobre o sul, pegando o Rio Grande Sul, Paraguai, Mato Grosso do Sul e com bons volumes até mesmo em São Paulo.

Nos próximos dois dias, as chuvas estarão concentradas mais ao norte do Brasil. No domingo, uma frente fria consegue entrar no Rio Grande do Sul e organiza melhor os corredores de umidade vindos da Amazônia, trazendo chuvas generalizadas para o estado, bem como para o norte da Argentina, Paraguai, a parte mais ao oeste da Bolívia e algumas partes do oeste de Mato Grosso do Sul. Devido a zona de convergência intertropical, as chuvas devem seguir também na faixa norte do Brasil.

A frente fria que avança do Rio Grande do Sul no domingo avança para os demais estados da Região Sul e até a Região Sudeste, organizando melhor as áreas de instabilidade sobre o sul de Mato Grosso do Sul e o Paraná, já na segunda-feira. Assim, até terça-feira haverá um retorno das chuvas nessas áreas que estão precisando muito de umidade, visto que já se percebe uma quebra bastante significativa na produção de milho safrinha.

Na quarta-feira (10), por conta ainda da temperatura ainda fria do Atlântico na altura da Região Sul, a frente fria se dispersa, embora ainda exista uma previsão de chuvas concentradas sobre o Centro-Oeste e Norte.

Na quinta-feira (11) e na sexta-feira (12), uma nova frente fria e deixa o clima instável sobre a metade sul do Brasil. Já na segunda quinzena de abril, as chuvas deverão seguir concentradas sobre as faixas central e norte do Brasil, em meio às passagens de frentes frias de forma rápida pelo Sul do Brasil.

Marco acrescenta que as últimas chuvas na faixa central do Brasil devem ocorrer até o final de abril. Depois, durante o outono e inverno, haverá grandes concentrações de chuvas sobre o Sul do Brasil. Em meio ao enfraquecimento rápido do El Niño e com uma tendência de ocorrência em seguida da La Niña, as chuvas deverão retornar com maior ênfase na faixa central somente em outubro.

Paraguai

Para o Paraguai, a meteorologista Ludmila Camparotto sinaliza que pode haver alguma ocorrência de chuvas irregulares ao longo dessa sexta-feira, mais na região de fronteira com a Argentina.

No domingo existe a possibilidade de ocorrência de chuvas sobre as regiões sul, central e do Chaco, bem como mais próximo da fronteira com o Paraná e o Mato Grosso do Sul, embora de forma irregular.

Entre quinta e sexta-feira deve avançar pelo Paraguai e provocar novas precipitações, atingindo áreas do sul, da região central e do Chaco, o que é de fundamental importância para elevar os níveis de umidade nas lavouras de milho, que já apresentam problemas devido às altas temperaturas e as precipitações irregulares.

No início da segunda quinzena de abril, os modelos indicam uma certa instabilidade na região mais próxima da fronteira com o Mato Grosso do Sul, o que pode favorecer a ocorrência de chuvas. Porém, em seguida é esperada a entrada de uma massa de ar mais frio tende a deixar o tempo mais aberto durante o restante do período sobre o Sul do Brasil, inclusive no Paraguai, com as temperaturas oscilando entre 10 a 12 graus, mas sem riscos de geadas.

Já entre a última semana de abril e o começo de maio, as chuvas devem retornar ao Paraguai.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA