Chuvas no RS ao longo da semana podem atrapalhar colheitas de arroz e soja – Rural Clima

785
chuvas

Porto Alegre, 29 de abril de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a semana tende a ser marcada por muita chuva no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, o que deve atrapalhar o andamento das colheitas de arroz e de soja. No Paraguai, o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos ressalta que as chuvas ficarão concentradas no sul do país.

Há também uma expectativa de ocorrência de chuvas sobre o extremo norte do Brasil, atingindo o norte do Amazonas, norte do Pará, Roraima e Amapá, assim como em áreas litorâneas do Nordeste. Em grande parte do Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba, o tempo deverá seguir aberto ao longo da semana.

Por enquanto, Santos destaca que não há perspectiva de registros de frio intenso, ainda que possa haver uma tendência de menores temperaturas após a passagem dessa frente fria sobre o Sul do Brasil, com o ingresso de uma massa de ar polar.

Estados Unidos

Santos destaca que as previsões indicam muitas chuvas nos Estados Unidos neste início de semana. Linhas de instabilidade estão provocando chuvas sobre grande parte do meio-oeste e sul dos Estados Unidos, acompanhadas de tempestades e formações de tornados.

A partir de amanhã, as chuvas continuam, mas tendem a diminuir um pouco, embora ainda possam atrapalhar o andamento do plantio, por estarem concentradas no Arkansas, sul do Texas, Mississipi, Missouri e Chicago.

Para as próximas semanas, a tendência é de que as chuvas mantenham as condições de desenvolvimento das lavouras favoráveis para o milho e a soja.

Nas previsões mensais, Santos alerta que, de modo geral, as chuvas deverão seguir favoráveis até setembro no país, embora, por conta do fenômeno La Niña, possa haver alguma redução nos volumes de precipitações entre o final de julho e o começo de agosto. Mesmo assim, esse indicativo menor volume de chuva em nada deve atrapalhar o desenvolvimento das lavouras de algodão, arroz, milho e soja dos Estados Unidos.

Paraguai

No Paraguai, a semana começa com áreas de instabilidade, que podem ganhar intensidade sobre o Sul do país a partir de amanhã, provocando chuvas. Segundo a meteorologista Ludmila Camparotto, o restante da semana tende a ser marcado pelo tempo instável, com possibilidade de avanço dos corredores de umidade a partir de quinta-feira, o que poderia intensificar os volumes de chuvas sobre áreas do sul.

Ludmila acrescenta que as áreas de instabilidade podem estender essas chuvas para o centro do Paraguai e a região do Chaco, embora de forma irregular, o que poderia atrapalhar as atividades de colheita.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA