Chuvas devem ser irregulares no RS até amanhã – Rural Clima

567
chuva

     Porto Alegre, 4 de fevereiro de 2022 – As chuvas sobre o Rio Grande do Sul devem ocorrer de forma irregular nesta sexta-feira e no sábado, com volume baixos e mal distribuídos, de acordo com informações do alerta agroclimático para a Região Sul da Rural Clima.

     De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, somente o oeste de Santa Catarina, Paraná e sul de Mato Grosso do Sul podem ter chuvas mais generalizadas neste final de semana.

     Na segunda-feira (7), o clima já abre sobre o Rio Grande do Sul, impossibilitando a manutenção da umidade do solo e as perdas na soja e no arroz podem ser agravadas. “A situação de clima para o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná em termos de chuvas tende a ser preocupante em fevereiro. As chuvas devem ser mais frequentes, embora irregulares durante o mês. Apenas do leste para o norte paranaense as precipitações devem ser maiores”, pontua.

Sudeste

     No Sudeste, após as chuvas diárias desta semana, o tempo pode abrir um pouco hoje na faixa leste e oeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no sul de Minas. Mas as chuvas já retornam no sábado e no domingo sobre São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

     Santos revela que até pode haver aberturas no tempo, mas a semana que vem será marcada por chuvas no Sudeste, atrapalhando a colheita da soja e o desenvolvimento de outras culturas. “O mês de fevereiro será marcado por chuvas regulares, o que aumenta a necessidade de cuidado por parte dos produtores para a colheita das culturas, o plantio e os tratos culturais. Não se descartam em fevereiro chuvas em forma de invernada na região”, pontua.

Centro-Oeste

     O clima tende a ser marcado por pancadas de chuvas sobre o Centro-Oeste no sábado. Entre o domingo e a segunda-feira, uma frente fria deve avançar do Sudeste e trazer chuvas intermitentes ao Centro-Oeste na próxima semana. “Isso reforça a necessidade de cuidados pelos produtores para a dessecação e colheita da soja, bem como para o plantio do milho e do algodão”, sinaliza.

     Conforme Santos, as chuvas serão quase que diárias no Centro-Oeste ao longo de fevereiro e as precipitações em forma de pancada “serão a exceção, não a regra”.

Matopiba e Pará

     O agrometerologista da Rural Clima destaca que o tempo aberto registrado nesta sexta-feira será bom para a colheita e o plantio das culturas, embora no final de semana, especialmente no domingo, o clima deva mudar nos estados da Bahia, Tocantins, Maranhã, Piauí e no Pará. “A próxima semana será marcada por chuvas de invernada, diárias e intermitentes, ora com mais ou menos intensidade, o que reforça os cuidados dos produtores na dessecação da soja e nos tratos culturais. O volume excessivo de chuvas pode afetar a soja, o milho e o algodão”, alerta

     Ao longo do mês de fevereiro, as chuvas serão quase que diárias em todos os estados que compreendem a região do Matopiba e no Pará.

Paraguai

     A agrometeorologista Ludmila Camparotto destaca que uma frente fria está atuando sobre o Paraguai e deve provocar chuvas de hoje até domingo. No sul do país as precipitações devem ser mais irregulares, embora de forma geral as chuvas devem ser boas na parte central, passando pela região do Chaco.

     Na próxima semana, o tempo deve abrir novamente no Paraguai, com registro de elevação das temperaturas. “O retorno das chuvas está previsto para o final da próxima semana, entre os dias 12 e 13. Até o dia 20 o tempo deve ficar bastante úmido no Paraguai, então o tempo aberto esperado para a próxima semana pode ser considerado bom para aqueles produtores que estão se preparando para realizar atividades de plantio”, avalia.

     Ludmila ressalta ainda que o mês de fevereiro tende a ser marcado por chuvas melhores no Paraguai.

     Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA