Chuvas devem diminuir em GO, MT, MG e no oeste da Bahia – Rural Clima

767
chuvas

     Porto Alegre, 18 de abril de 2022 – A tendência, daqui para frente, será de chuvas em menores quantidades nas regiões central e norte do Brasil, segundo o alerta agroclimático da Rural Clima. “Os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, a região do oeste da Bahia, o oeste e norte de São Paulo passarão a ter menos chuvas. Em contrapartida, no sul do Brasil as chuvas serão mais frequentes de agora em diante”, comenta o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.

     A passagem de uma massa de ar polar, que provocou queda brusca da temperatura nos últimos dias, deve manter uma tendência de poucas chuvas para o país nos primeiros dias da semana. “Uma nova frente fria ingressará no Brasil entre os dias 21 e 22, trazendo chuvas mais irregulares no Rio Grande do Sul, mas de boa intensidade no Paraguai, em Santa Catarina e no Paraná. A região Sudeste e boa parte do Centro-Oeste devem ter chuvas mais escassas daqui para frente. Se vierem a ocorrer, as precipitações serão irregulares e de baixa intensidade, incapazes de resolver o quadro de seca já observado nas lavouras, especialmente de milho safrinha. Uma chuva mais geral está prevista somente entre a primeira e a segunda semana de maio”, detalha.

     Santos sinaliza que, nas próximas semanas, as chuvas deverão estar concentradas na Região Sul do Brasil, no sul de Mato Grosso do Sul, Paraguai, extremo sul e leste de São Paulo e, por conta das áreas de convergência, no norte do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e no interior do Nordeste. “Até existem previsões de chuvas em Rondônia e na região do Parecis, em Mato Grosso, mas, de modo geral, as condições de clima deve seguir ruim para os produtores de milho safrinha no cerrado”, pontua.

     No Paraguai, a agrometeorologista Ludmila Camparotto afirma que os últimos dias foram marcados por temperaturas mais amenas nas mínimas e por uma amplitude térmica elevada. “Mais para o final de semana as chuvas devem voltar ao Paraguai. Uma frente fria deve chegar na quinta-feira e trazer chuvas nas partes sul e oriental do país”, disse.

      Ludmila destaca que a expectativa é de que o mês de maio também seja marcado por chuvas, na parte sul e oriental do país, bem como na região do Chaco. “Há uma tendência também de temperaturas mais baixas, especialmente entre os dias 12 e 13 de maio”, informa.

     Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA