Caso de gripe aviária no Uruguai serve de alerta máximo para setor no RS, diz Asgav

498
GRIPE AVIÁRIA

Porto Alegre, 15 de fevereiro de 2023 – A Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul O.A./ RS, (Asgav / Sipargs) divulgou nota falando a respeito do caso confirmado de gripe aviária no Uruguai. “Estamos realizando o acompanhamento adjunto às ações após a confirmação do primeiro caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em ave silvestre (no caso, um cisne negro de pescoço preto) no sul do Uruguai. A aproximação da doença ao território nacional, em singular ao Rio Grande do Sul, deve ser alvo de alerta máximo para o setor avícola, visto que ainda estamos em período migratório de aves silvestres”, disse o comunicado.

A entidade diz que está em contato direto com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Segundo a nota, a situação é exemplo dado pela Organização Mundial de Saúde Animal para que não haja suspensão do comércio e exportação de produtos avícolas.

“Informamos que os protocolos de biosseguridade brasileiros seguem medidas rigorosas, através da proibição total de entrada de visitantes às granjas, entre outros cuidados sanitários já adotados, como controle total do fluxo de aves, controle de qualidade de rações e água, desinfecção de veículos que necessitam acessar os núcleos, trocas de roupas e sapatos, reforço às proteções dos galpões, à exemplo de controle e manutenção de telas e passarinheiras a fim de evitar a entrada de aves migratórias nos galpões, dentre outras medidas”, reforçou o comunicado da Asgav.

As informações são da assessoria de imprensa da Asgav/Sipargs.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA