Porto Alegre, 14 de fevereiro de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta terça-feira com preços mais altos.
Na terceira sessão seguida de ganhos, NY superou para março a importante linha de US$ 1,80 a libra-peso. Na máxima do dia, o contrato atingiu 184 centavos, levemente abaixo do topo alcançado em 01 de fevereiro, de 184,20 centavos, que mostra-se uma resistência a superar na escalada.
A entressafra no Brasil traz sentimento de aperto na oferta de curto prazo. O ritmo dos embarques do maior produtor mundial é menor e isso traz sustentação aos preços. Afora isso, há preocupações com a colheita de arábica no país, que pode não atingir o esperado.
As indicações em Minas Gerais, maior estado produtor, são de chuvas excessivas em muitas áreas. Isso atrapalha os tratos culturais (uso de fertilizantes e defensivos). Há temores de que com a umidade venham doenças como a ferrugem. Assim, o mercado está apreensivo com a produção e qualidade da nova safra, fator positivo para as cotações.
Recentes quedas nos estoques certificados da ICE Futures trazem indícios também de um aperto na oferta, ao menos no curto prazo.
Os contratos com entrega em março/2023 fecharam o dia a 183,55 centavos de dólar por libra-peso, alta de 6,50 centavos, ou de 3,7%. A posição maio/2023 fechou a 183,25 centavos, avanço de 6,50 centavos, ou de 3,67%.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) – Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA