Porto Alegre, 10 de janeiro de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta terça-feira com preços acentuadamente mais baixos.
As cotações caíram e romperam suportes, o que acelerou o movimento na ponta vendedora. Assim, o mercado caiu e chegou a romper a linha de US$ 1,50 a libra-peso para março, mas conseguiu recuperar este patamar, fechando acima desta linha.
Afora aspectos técnicos, NY segue pressionada pelas indicações de um clima favorável à safra brasileira de 2023. E o dia também foi de aversão ao risco em mercados com temores em torno de inflação e recessão americana.
Na segunda-feira, dois formuladores de políticas do Fed (Federal Reserve, o Banco Central norte-americano) fizeram comentários hawkish dizendo que as taxas de juros precisariam subir acima de 5%, mais alto do que os mercados estão precificando atualmente, e permanecer lá por algum tempo para conter a inflação. “Dado que a recente recuperação nos mercados de ações e a queda nos rendimentos dos títulos e o dólar americano estão afrouxando as condições financeiras, hoje pode oferecer uma oportunidade para o presidente do Fed, Jay Powell, redefinir ligeiramente a narrativa”, diz o analista-chefe de mercado da CMC Markets, Michael Hewson.
Os contratos com entrega em março/2023 fecharam o dia a 150,90 centavos de dólar por libra-peso, queda de 7,15 centavos, ou de 4,5%. A posição maio/2023 fechou a 151,60 centavos, desvalorização de 6,85 centavos, ou de 4,3%.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA