Porto Alegre, 24 de junho de 2025 – A Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta terça-feira com preços acentuadamente mais baixos.
Se na segunda-feira as cotações decolaram em NY com temores com os riscos de geadas no cinturão cafeeiro brasileiro com a passagem de uma massa de ar polar, nesta terça-feira os preços despencaram com a atualização das previsões. As indicações retiram um risco maior de prejuízos às safras futuras de café do Brasil com o frio intenso, embora sejam possíveis geadas fracas em algumas áreas.
Segundo o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, a massa de ar polar que vem avançando sobre o Brasil nessas últimas 24h e que já trouxe temperaturas extremamente baixas para o Sul do Brasil, com registros de geadas em vários pontos, chegará às áreas de café nessa próxima madrugada, onde as temperaturas mínimas sobre as áreas poderão ficar abaixo dos 4°C. “Há riscos para geadas no sul de Minas Gerais, sul de São Paulo e na baixa mogiana. Porém a previsão é de geadas fracas, que não deverão ocasionar danos significativos as lavouras, como foi em junho de 2021”, destacou.
O mercado atingiu as cotações mais baixas desde o começo do ano no contrato setembro, com a mínima chegando a 311 centavos de dólar por libra-peso. A desvalorização forte do petróleo e as tensões geopolíticas, com o conflito no Oriente Médio, contribuiu para a queda do café.
Os contratos com entrega em julho/2025 fecharam a 315,35 centavos de dólar por libra-peso, com desvalorização de 14,95 centavos, ou de 4,5%. A posição setembro/2025 fechou a 311,35 centavos, com baixa de 15,20 centavos, ou de 4,65%.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA