Porto Alegre, 3 de maio de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as chuvas torrenciais devem seguir atingindo o sul do Brasil nos próximos dias. Já na faixa central e norte do Brasil, o bloqueio atmosférico seguirá atuando pelo menos até o próximo final de semana, mantendo as temperaturas elevadas e o clima seco.
O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, destaca que hoje e amanhã chuvas torrenciais podem atingir o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o extremo sul do Paraná, por conta da passagem de um corredor de umidade que está preso pelo ar frio vindo de países como Uruguai e Argentina e pelo clima quente e seco observado na faixa central do Brasil.
No domingo, o tempo tende a abrir um pouco no Rio Grande do Sul, embora uma nova frente fria vinda do Uruguai na segunda-feira, já deva provocar chuvas sobre o Rio Grande do Sul a partir de terça-feira.
Marco sinaliza que as chuvas na primeira metade de maio seguirão concentradas sobre o sul do Brasil. Somente no final de semana do Dia das Mães é que a frente fria presente no sul do Brasil poderá romper o bloqueio atmosférico e levar chuvas ao Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. Há chance das chuvas atingirem áreas de Mato Grosso e de Goiás, embora de forma muito pontual.
O agrometeorologista detalha que as temperaturas ainda seguirão elevadas na faixa central do Brasil por conta do bloqueio atmosférico. No sul, por conta do ingresso de uma massa de ar frio, pode haver algum resfriamento no final de semana do Dia das Mães, com as temperaturas variando entre 8 e 10 graus.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA