Porto Alegre, 18 de janeiro de 2023 – O Banco do Japão (BoJ) manteve sua meta de taxa de juros de curto prazo do país em -0,1%, em comunicado divulgado nesta quarta-feira, e o rendimento dos títulos de 10 anos em torno de 0%. A decisão foi unânime.
O banco ainda afirmou que vai continuar a permitir que os rendimentos dos títulos JGB de 10 anos flutuem na faixa de cerca de mais e menos 0,5 pontos percentuais da meta e oferecerá a compra JGBs de 10 anos a 0,5% todos os dias úteis, por meio de operações de compra de taxa fixa, “a menos que seja altamente provável que nenhum lance seja apresentado”.
Além disso, o BoJ continuará comprando fundos negociados em bolsa (ETFs) e investimentos imobiliários no Japão fundos (J-REITs) conforme necessário com limites superiores de cerca de 12 trilhões de ienes (US$ 9,36 bilhões) e cerca de 180 bilhões de ienes (US$ 140 bilhões), respectivamente, em ritmos anuais de aumento em seus valores pendentes.
O banco também divulgou as expectativas de inflação para 2023. “A taxa de aumento anual do IPC [todos os itens menos alimentos frescos] provavelmente será relativamente alta no curto prazo devido aos efeitos do repasse aos preços ao consumidor de aumentos de custos liderados por um aumento nos preços de importação. Espera-se então que a taxa de aumento desacelere em meados do ano fiscal de 2023, devido a uma diminuição desses efeitos, bem como para os efeitos da redução dos preços da energia das medidas econômicas do governo”.
“Pensamos que o caso de abandono da política parece cada vez mais convincente. O governo está insatisfeito com a alta da inflação, já que o crescimento dos salários não conseguiu acompanhar, pesando sobre a confiança do consumidor e a taxa de suporte do governo. Além do mais, a política parece insustentável”, afirma Marcel Thieliant, economista sênior do Japão da Capital Economics. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA