Aumenta volume de açúcar programado para embarque nos portos

501
açúcar

    Porto Alegre, 08 de julho de 2021 – O total de navios que aguarda para embarcar açúcar nos portos brasileiros estava em 47 na semana encerrada em 07 de julho, contra 36 na semana anterior (30 de junho), de acordo com levantamento realizado pela agência marítima Williams Brasil. Conforme o relatório, foi agendado carregamento de 1,761 milhão de toneladas de açúcar, ante 1,313 milhão de toneladas na semana anterior. Pelo Porto de Santos (SP) deve ser carregada a maior parte (955.771 toneladas). Depois aparece o porto de Paranaguá, no Paraná (357.635 toneladas).

   A carga de açúcar a ser exportada consiste da variedade VHP (1.674.283 toneladas), Cristal B150 (53.153 toneladas) e Refinado A-45 (33.500 toneladas). O relatório da agência leva em conta as embarcações já ancoradas, as que estão em largo esperando atracação e ainda as com previsão de chegada até o dia 27 de julho.

Preços globais

    O indicador de preços globais do açúcar da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) somou 107,70 pontos em junho, alta de 0,9 ponto, ou 0,9%, contra maio, marcando o terceiro mês consecutivo de elevação e alcançando novo patamar histórico.

    Conforme a FAO, “incertezas sobre o impacto das condições climáticas desfavoráveis na produtividade dos canaviais no Brasil pressionaram os preços, enquanto a recente elevação nas cotações internacionais do petróleo e a apreciação da moeda brasileira ante o dólar deram suporte adicional”.

    Preços mais altos da energia tendem a fazer as usinas do Brasil a direcionar mais cana para a produção de etanol, enquanto a moeda local mais forte tende a afetar negativamente as exportações. Por outro lado, uma boa produção e perspectiva favorável para as exportações da Índia parcialmente compensaram a pressão altista sobre os preços do açúcar e evitaram ganhos mais significativos.

     Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA