Gramado, 3 de junho de 2025 – Em entrevista à Safras News durante a Conbrasul Ovos 2025, em Gramado (RS), o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, disse que a entidade mantém toda a atenção com o avanço dos dias preconizados para que o estado possa declarar oficialmente que está livre do foco de gripe aviária em aves comerciais. “Estamos otimistas de que não teremos problemas adicionais com relação à doença, até pelo fato de que na região não houve mais nenhum tipo de contaminação ou novas suspeitas de casos”, disse.
A boa notícia é que o Ministério da Agricultura e Pecuária descartou uma suspeita de foco em aves comerciais em Anta Gorda (RS) nesta terça-feira, o que trouxe mais tranquilidade ao setor.
Santos afirma que a Asgav está acompanhando junto ao governo federal as negociações com os países para a reabertura das exportações de carne de frango. “Muitos países já estão reabrindo o Brasil e mantendo uma restrição apenas ao Rio Grande do Sul. Outros mercados, com uma visão mais ampla, estão restringindo os embarques apenas da região do foco. Mostramos ao mundo que o Brasil teve um caso em estabelecimento comercial e agimos com a máxima responsabilidade e transparência para eliminar o foco para podermos retomar os mercados”, avalia.
Segundo Santos, a partir desse episódio de gripe aviária, o estado e o Brasil terão cada vez condições de responder a eventuais novos focos com rapidez e eficiência.
Arno Baasch – arno@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA