Agricultura de Precisão: identifique deficiência de nutrientes nas plantas

8554

Com o advento da Agricultura de Precisão no Brasil, produtores rurais puderam conhecer e entender a fundo o que se passa na lavoura e fazer o gerenciamento de maneira mais assertiva

Esta tecnologia pode ser decisiva para aumentar a eficiência das várias etapas do processo de produção agrícola (preparação do solo, plantio, manejo de pragas, controle de crescimento da lavoura, colheita, entre outras). Também pode significar um ótimo instrumento de mitigação de riscos da lavoura e um facilitador na obtenção de crédito rural com taxas de juros menores, na medida em que demonstra o histórico produtivo de determinada área e os modernos instrumentos de gestão da atual lavoura.

📰 Para acompanhar, em tempo real, as notícias do Mercado Agro, faça parte do Telegram da Agência SAFRAS. Tudo acontece primeiro por lá!🚨

Um dos bons exemplos de aplicação prática da Agricultura de Precisão é a possibilidade de identificação da deficiência de nutrientes nas plantas antes que comprometa a plantação e prejudique a colheita.

Além disso, é com a tecnologia deste serviço que também se obtém as informações necessárias para iniciar o tratamento mais adequado.

Experimente a Plataforma SAFRAS gratuitamente, por sete dias, e aproveite todo o conteúdo disponível sobre Agricultura de Precisão e culturas específicas como soja, milho, algodão, trigo, café, açúcar & etanol, boi, frango, suíno, arroz, feijão, bioenergia e fertilizantes. Análises, gráficos, estudos, cotações, indicadores e muito mais. Clique a aqui e aproveite.

Como identificar a deficiência de nutrientes nas plantas

A deficiência de nutrientes nas plantas é a principal causa do crescimento atrofiado e, na maioria dos casos, levando a perdas completas de plantas.

Porém, a necessidade de micro ou macronutrientes pode ser diagnosticada visualmente e a identificação precoce salvará os rendimentos afetados.

Os sintomas visuais frequentes da deficiência de nutrientes nas plantas são:

  • má formação
  • descoloração
  • pontilhamento
  • enrugamento
  • necrose

Quando um exame visual não é possível, o monitoramento por satélite através de técnicas de Agricultura de Precisão é outra maneira eficaz de diagnósticos preliminares sobre a deficiência de nutrientes nas plantas.

Manifestações de sub-abastecimento de diferentes nutrientes podem ser similares, por isso é fundamental entender qual deles está faltando e fornecê-lo a tempo.

O que causa deficiência de nutrientes nas plantas

A carência de nutrientes da vegetação acontece devido à deficiência de produtos químicos em solos pobres.

Contudo, as plantas podem ser incapazes de absorver os produtos químicos necessários mesmo em solos ricos. Em particular, acontece por conta da salinização do solo, uma causa séria de deficiência de nutrientes nas plantas.

Outra questão importante é a necessidade de produtos químicos específicos em certos estádios fenológicos.

Dessa forma, durante a fase de crescimento ativo, os produtores rurais devem lidar com a deficiência de nitrogênio (N). No tempo de floração e frutífera, as plantas requerem potássio (K) e fósforo (P) para a formação de sementes e frutas. Então, o controle destes nutrientes é essencial para uma lavoura bem-sucedida.

Se o tema “Fertilizantes” te interessa e você quiser receber toda semana um panorama atualizado com informações sobre o cenário nacional e internacional de fertilizantes produzido por uma especialista de SAFRAS & Mercado, inscreva-se neste link.

Agricultura de Precisão auxilia na identificação e tratamento das plantas

Com a Agricultura de Precisão é possível detectar se determinada cultura está passando por um estresse.

Usando vários índices de vegetação, o sistema detecta o tipo de problema e começa a analisar a causa. Quando um problema é identificado, é feita uma recomendação de como e quando corrigi-lo com a aplicação do fertilizante necessário.

Por meio do mapeamento de produtividade, divide-se o campo em zonas específicas, onde cada região requer uma quantidade diferente de nutrientes químicos extras. Esse zoneamento trata exatamente cada área de campo de acordo com suas necessidades, o que ajuda a economizar recursos, evitando desperdícios. Além disso, reduz a poluição ambiental, tornando a produção de alimentos e a agricultura mais sustentável.

A previsão meteorológica é outra característica que facilita o tratamento eficiente para a deficiência de nutrientes nas plantas. Ciente das previsões meteorológicas, o produtor pode evitar a lavagem indesejada de fertilizantes e escolher o dia mais favorável para fertilização com os melhores resultados.

Quer saber mais sobre Agricultura de Precisão, aprender a como ler e interpretar dados via satélite para decidir o momento certo de preparo do solo, plantio, manejo e colheita?

Clique neste link, e conheça o curso de Agricultura de Precisão de SAFRAS & Mercado, ministrado pela especialista Aglae Reis Russo. Você vai melhorar a produtividade de sua lavoura e saberá como interpretar a situação de cada área da plantação.