Adido do USDA projeta safra de soja argentina de 36 milhões de toneladas em 2022/23

978
soja

Porto Alegre, 1 de fevereiro de 2023 – A produção de soja da Argentina em 2020/21 deverá totalizar 36 milhões de toneladas, conforme estimativa divulgada pelo adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em Buenos Aires. O número é 9,5 milhões de toneladas inferior a atual estimativa oficial do Departamento, de 45,5 milhões de toneladas.

Segundo documento divulgado pelo adido, a estiagem que atingiu a região produtora da Argentina em nos últimos meses de 2022 afetou o potencial produtivo. “As chuvas de janeiro ajudaram a segunda safra argentina, mas uma recuperação mais substancial dependerá de condições climáticas bem acima da média”, alerta o adido.

O relatório frisa que “uma ampla gama de possibilidades ainda existem para a safra de soja 2022/23 da Argentina. Com condições de cultivo perfeitas para o restante da safra, ainda daria para a grande área plantada para segunda safra compensar as perdas da primeira, evitando que se atinjam números semelhantes à desastrosa safra 2017/18. No entanto, um retorno às altas temperaturas e condições secas pode reduzir a produção para níveis ainda mais baixos”.

Quer saber como está o mercado de soja? Ouça o comentário:

Dylan Della Pasqua (dylan@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA