Ações da Ásia fecham mistas com bancos centrais no radar

1038

     São Paulo, 19 de agosto de 2024 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta segunda-feira em campo misto, com os investidores à espera de comunicados dos bancos centrais e dados de inflação programados para esta semana.

     A China divulgará suas taxas preferenciais de empréstimos de um e cinco anos na terça-feira (20). Na quarta-feira (21), o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) divulgará a ata de sua última reunião de política monetária, e o presidente Jerome Powell fará um discurso na sexta-feira (23). O Banco da Coreia anunciará sua decisão sobre a taxa de juros na quinta-feira (22), enquanto o Japão publicará seus dados de inflação na sexta-feira.

     O índice Nikkei, em Tóquio, liderou as perdas, caindo 1,77% e fechando em 37.388,62 pontos. Essa queda foi impulsionada pelo fortalecimento do iene, o que pode impactar negativamente os lucros dos exportadores japoneses na repatriação de receitas. Além disso, o mercado japonês provavelmente passou por um movimento de realização de lucros, após o Nikkei registrar ganhos por cinco sessões consecutivas.

     “O iene japonês pode se valorizar ainda mais em relação ao dólar se a ata do Fed, divulgada na quarta-feira, e o discurso de Jerome Powell na sexta-feira levarem à queda dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA”, afirmou Derek Halpenny, analista do MUFG, em uma nota. “A ata da reunião de 31 de julho pode fornecer uma indicação sobre a magnitude do corte na taxa de juros esperado para setembro”, completou.

     Após dados econômicos robustos dissiparem as preocupações sobre uma possível recessão nos Estados Unidos, o que impulsionou as bolsas de Nova York ao melhor desempenho semanal do ano, os investidores na Ásia e no Pacífico agora buscam sinais de quão rapidamente o Fed poderá reduzir as taxas de juros até o final do ano.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): -1,77%; 37.388,62 pontos

Hang Seng (Hong Kong): +0,80%; 17.569,57 pontos

Xangai Composto (Xangai): +0,49%; 2.893,67 pontos

Kospi (Seul): -0,85%; 2.674,36 pontos

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA