Café volta a cair em Nova York com depreciação do real

686
café

Porto Alegre, 09 de fevereiro de 2023 – A Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica fechou a sessão desta quinta-feira com cotações mais baixas.

Os contratos com entrega em março/2023 do café arábica encerraram a sessão negociados a 173,65 centavos de dólar por libra-peso, queda de 1,95 centavo (-1,11%) ante ao fechamento anterior. No fechamento, maio/2023 tinha cotação de 173,70 centavos (-1,11%).

O mercado caiu novamente, se afastando ainda mais de uma máxima de três meses estabelecida na semana passada, quando a posição março foi a 184 centavos.

Além de fatores técnicos, as cotações recuaram pressionadas pela desvalorização do real, na medida que com o dólar mais forte, as exportações do maior produtor mundial de café são estimuladas.

Por outro lado, a Fitch Solutions disse, em nota, que as ofertas de café ao longo de 2023 devem ser mais curtas que o imaginado previamente por conta de uma safra brasileira que está com seu potencial produtivo reduzido e ainda diante de uma resiliente demanda para a commodity.

Uma pesquisa da Reuters divulgada nesta semana apontou que a produção de café do Brasil em 2023 deve totalizar 67,1 milhões de sacas de 60 quilos, muito abaixo das 71 milhões de sacas indicadas em outra pesquisa, realizada em julho do ano passado.

Com informações da Reuters.

     Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA