Porto Alegre, 14 de janeiro de 2026 – A atividade econômica dos Estados Unidos apresentou avanço leve a moderado em oito dos doze Distritos do Federal Reserve, segundo o mais recente Livro Bege divulgado nesta quarta-feira. Três Distritos relataram estabilidade e um apontou leve retração. O resultado representa melhora em relação aos três relatórios anteriores, quando a maioria das regiões indicava pouca ou nenhuma variação.
O mercado de trabalho permaneceu praticamente estável no período, com oito dos doze Distritos sem mudanças nas contratações. Houve aumento no uso de trabalhadores temporários em várias regiões, como forma de manter flexibilidade diante do cenário incerto. Quando ocorreram contratações, elas se destinaram majoritariamente à reposição de vagas, e não à criação de novos postos.
As empresas continuam relatando dificuldades para encontrar mão de obra qualificada, especialmente em engenharia, saúde e ofícios técnicos. Também foi observado menor movimento de troca de empregos por parte dos trabalhadores. O relatório destaca ainda que empresas estão avaliando o uso de inteligência artificial para ganhos de produtividade e gestão futura da força de trabalho, embora o impacto atual da tecnologia sobre o emprego ainda seja limitado.
Os salários cresceram em ritmo moderado, com diversos contatos indicando que a alta salarial retornou a níveis considerados “normais”.
Os preços avançaram em ritmo moderado na maioria dos Distritos, com apenas dois registrando crescimento leve. As tarifas continuaram sendo um fator de pressão sobre os custos em todas as regiões. Empresas que inicialmente absorveram esses custos começaram a repassá-los aos consumidores à medida que os estoques anteriores às tarifas se esgotaram e as margens ficaram mais pressionadas.
Para os próximos meses, o Fed indica expectativa de alguma moderação no ritmo de alta dos preços, embora as empresas prevejam que os níveis permaneçam elevados enquanto absorvem os custos adicionais.
Copyright 2026 – Grupo CMA

