O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou na quinta-feira que o governo federal apoiará os agricultores americanos diante da recusa da China em comprar soja da safra americana, com um anúncio previsto para terça-feira. Ele destacou que os agricultores votaram massivamente em Donald Trump nas eleições de 2024 e garantiu que o governo está ao lado deles.
Bessent criticou a decisão da China de usar os agricultores americanos, especialmente os produtores de soja, como “reféns” nas negociações comerciais entre Washington e Pequim, o que já causou bilhões de dólares em vendas perdidas para os agricultores dos EUA. Trump também afirmou que a soja será um dos principais temas no encontro com o presidente chinês Xi Jinping, agendado para daqui a quatro semanas.
O secretário ressaltou que quase todos os recentes acordos comerciais dos EUA incluíram a compra de produtos agrícolas americanos, e que outros países devem suprir a demanda que a China deixou de atender. Além disso, Bessent mencionou que a colheita recorde de soja também tem pressionado os preços para baixo.
Ele anunciou que na terça-feira será lançado um programa significativo de apoio aos agricultores, que inclui trabalho conjunto com o Farm Credit Bureau para garantir recursos para o planejamento das próximas safras. Bessent considerou que a reunião entre Trump e Xi será uma oportunidade importante para traçar o caminho futuro do comércio bilateral.

