A Gol anunciou hoje que alcançou um acordo com a Whitebox, em nome de seus fundos e contas gerenciados, que detêm títulos sêniores conversíveis de 3,75% com vencimento em 2024 emitidos pela Gol Equity Finance. O acordo resolve consensualmente uma disputa relacionada à contraprestação a ser fornecida a todos os detentores dos títulos sêniores conversíveis de 2024 com reivindicações contra a Gol Equity Finance sob o plano de reorganização da companhia no Chapter 11.
A companhia disse estar satisfeita por ter alcançado este acordo com a Whitebox, pois garante o apoio de seu último principal stakeholder econômico e proporciona à companhia um caminho claro para a audiência de confirmação do plano totalmente consensual.
Nos termos do acordo com a Whitebox, em nome dos detentores que, em conjunto, possuem a quantidade necessária de títulos sêniores conversíveis de 2024 para que a Classe 10 e (Reivindicações Gerais Não Garantidas da GEF) aprove o Plano, a Whitebox concordou em assinar o acordo de apoio ao plano previamente firmado entre a companhia, a Abra Group Limited e o Comitê Oficial de Credores Não Garantidos, e aderido por certos membros do grupo ad hoc de detentores dos títulos sêniores garantidos de 8,00% com vencimento em 2026 emitidos pela Gol Finance (Luxembourg), conforme o qual a Whitebox concordará em apoiar o Plano com termos modificados.
A Gol disse que o plano será alterado para prever, entre outras coisas, modificações nas alocações das distribuições para os detentores de reivindicações gerais não garantidas de devedor por devedor, cujos detalhes serão refletidos no plano revisado a ser apresentado ao Tribunal de Falências dos EUA.
A companhia espera concluir seu processo de Chapter 11 em junho de 2025.
Por fim, a Gol reitera que, nos termos do plano, promoverá uma redução significativa de seu endividamento, mediante a conversão em capital ou extinção de até aproximadamente US$ 1,7 bilhão em dívidas financeiras pré-Chapter 11 e até aproximadamente US$ 850 milhões em outras obrigações. Nesse contexto, considerando que a conversão será realizada com base no valor econômico das ações da Gol imediatamente anterior à sua implementação, em conformidade com a legislação aplicável, espera-se uma diluição substancial da base acionária atual da companhia (ressalvado o direito de preferência dos acionistas, conforme previsto na legislação brasileira).

