Logo (4)
COTAÇÕES
Dólar
Euro

Lucro recorrente da Azzas 2154 recua de 35,9% no 4° trimestre de 2024

Links deste artigo

São Paulo, SP – A Azzas 2154, fusão entre a Arezzo e Grupo Soma, divulgou o balanço do quarto trimestre de 2024 (4T24), com lucro líquido recorrente de R$ 168,9 milhões, queda de 35,9% em comparação ao mesmo período de 2023 (4T23), margem líquida de 5%, queda de 3,8 pontos percentuais em relação ao 4T23. Em 2024, o lucro líquido recorrente foi de R$ 590 milhões, queda de 33,2% em relação a 2023.

A redução do lucro líquido é explicada pelo crescimento da depreciação e amortização (+24,5% vs. 4T23), pelo aumento das despesas financeiras e, principalmente pela aprovação da Lei 14.789/23 que a partir de 1 de janeiro passou a tributar IR e CS sobre subvenções de ICMS, resultando em um substancial acréscimo da carga tributária. Excluindo os efeitos relacionados a Lei 14.789/23, o lucro líquido recorrente seria de R$ 241,5 milhões no 4T24 (-8,1% vs. pro forma do 4T23) e de R$ 907,3 milhões em 2024 (+2,7% vs. pro forma de 2023).

No 4T24, o EBITDA recorrente pós IFRS-16 cresceu 4,1% em relação ao 4T23, chegando a R$ 442 milhões, uma vez que o sólido crescimento da receita (15,1%) foi parcialmente compensado por uma pressão na margem bruta (-0,6 p.p), e por maiores despesas operacionais, principalmente variáveis. A margem EBITDA caiu 1,4 p.p vs. o ano anterior. No 4T24, o EBITDA recorrente pré IFRS-16 cresceu 4,0% e a margem recuou 1,2 p.p.

A receita líquida consolidada por sua vez cresceu 13,4% em função de maiores devoluções e menor impacto de incentivo fiscal, chegando a R$ 3 bilhões. Em 2024, a receita líquido foi de R$ 11,5 bilhões, alta de 10,2% em comparação a 2023.

A Azzas 2154 encerrou o 4T24 com caixa de R$ 774,5 milhões e dívida líquida de R$ 1.752,8 milhões, atingindo 1,1x no indicador Dívida líquida/EBITDA recorrente LTM (pré IFRS-16). No trimestre a empresa anunciou e distribuiu R$ 118,8 milhões em juros sobre o capital próprio, totalizando uma distribuição de R$ 178,7 milhões no ano de
2024.

Na unidade de Vestuário Democrático, o crescimento atingiu 17,6% no 4T24 vs. o 4T23. Todos os canais cresceram, mas vale destacar a recuperação do canal de sell-in (+11,8%), principalmente em multimarcas (+14,9%), fruto da implementação de melhores práticas vindas da Arezzo&Co, cujo canal B2B tem grande relevância devido à gestão do canal de franquias e a sua capacidade de análise geoeconômica por meio do mapeamento do canal multimarca nos milhares de municípios do Brasil. A companhia encerrou o ano de 2024 com 52 megastores e um faturamento de R$ 480 milhões no e-commerce (+44,4% yoy e 20,0% acima do guidance).

A unidade de Vestuário Feminino cresceu expressivos 22,9% no 4T24, com destaque para a Farm no Brasil e para a operação internacional. Os produtos da Farm Etc., uma extensão da marca focada em acessórios, tem crescido a taxas expressivas, ajudando no constante rejuvenescimento da marca, e atingindo em pouco tempo um faturamento considerável.

O crescimento da unidade de Vestuário Masculino atingiu 20,7% vs. o 4T23. O sell-in foi destaque, com crescimento de 38,0% vs. 4T23. Todas as marcas continuaram a crescer a taxas de duplo dígito e o SSS atingiu 10,3%.

Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

 

Compartilhe

  • Deixe uma resposta
    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PLATAFORMA SAFRAS

Ganhe uma visão uniforme e aprofundada do agronegócio com a Plataforma Safras: acesse análises, preços comerciais, fretes, paridades, estatísticas, indicadores, notícias, gráficos e baixe relatórios em um único lugar!

TUDO SOBRE O AGRONEGÓCIO

 GLOBAL EM UM SÓ LUGAR

Ver Pacotes
Group 139 1

CADASTRE SEU E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O AGRONEGÓCIO.

Cadastrar