Corredores de umidade seguirão provocando chuvas na região central do Brasil nos próximos dias – Rural Clima

655

Porto Alegre, 5 de janeiro de 2024 – Os corredores de umidade seguirão atuando na região central do Brasil e provocando chuvas nos próximos dias, na Bacia Amazônica, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, o Centro-Sul do Brasil, de forma geral, deverá seguir com chuvas limitadas até o começo da próxima semana, com precipitações esparsashoje em algumas áreas do Rio Grande do Sul, do leste de Santa Catarina e do Paraná.

Do sábado para o domingo, uma frente fria ingressa e leva chuvas para a Argentina, onde as condições das lavouras estão muito boas.

Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, apenas no domingo é que os corredores de umidade concentrados no centro e norte do Brasil podem descer um pouco, provocando chuvas em São Paulo, Mato Grosso do Sul e norte do Paraná, onde está muito seco.

Na segunda-feira (8), a frente fria vinda da Argentina deverá ingressar no Rio Grande do Sul e começar a organizar melhor as linhas de instabilidade. “Entre o final desse dia e a terça-feira há previsão de chuvas melhores sobre o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde está bem seco. Há chance de invernada em parte do Centro-Oeste e do Sudeste na semana que vem”, pontua.

Nas primeiras semanas de janeiro, Marco afirma que as frentes frias passarão rápido pelo Sul do Brasil, provocando chuvas irregulares. Apenas na terceira semana de janeiro é que as chuvas retornarão com maiores volumes ao Sul do Brasil.

Marco alerta que na virada de janeiro para fevereiro há muita chuva prevista para a região central do Brasil, o que exigirá uma atenção maior dos produtores no que tange aos trabalhos de colheita.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA