Porto Alegre, 20 de março de 2023 – O Banco Central da China (PBoC) manteve as taxas de juros de empréstimo (Loan Prime Rate, ou LPR, que são os juros benchmark) em 3,65% ao ano. A taxa de juros de cinco anos também foi mantida em 4,3% para empréstimos acima de cinco anos. Os dados foram divulgados pelo PBoC no último domingo.
É o sétimo mês consecutivo que o PBoC mantém as taxas de juros inalteradas, e o mercado não esperava que o banco fizesse alguma mudança neste sentido.
“Sob a autorização do Banco Popular da China [PBoC], o Centro Nacional de Financiamento Interbancário [NIFC] anunciou a taxa básica de empréstimo [LPR] em 20 de março de 2023 da seguinte forma: o LPR de um ano é de 3,65% e o de mais de cinco -ano LPR é de 4,3%. As taxas são efetivas até o próximo lançamento”, diz a nota do banco.
Para os analistas, a China não vê necessidade de cortar as taxas de juros, pelo menos por enquanto.”A necessidade e a urgência de cortes nas taxas de juros no curto prazo não são muito altas”, disse Bruce Pang, economista-chefe da Jones Lang Lasalle. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA