Início do ano é marcado por baixa liquidez no mercado doméstico de algodão

513

     Porto Alegre, 6 de janeiro de 2023 – A primeira semana do ano foi de baixa liquidez para o mercado doméstico de algodão. Além de algumas empresas estarem em férias coletivas, os produtores seguem retraídos. A comercialização foi da mão para boca e com isso os preços também oscilaram de acordo com a necessidade da demanda. A bolsa de Nova York teve uma semana de fraqueza nos preços e de volatilidade, isso refletiu nas cotações internas, informou a SAFRAS Consultoria.

     “O sinal de demanda fraca ainda persiste para o ano de 2023, ainda tem uma economia mundial com a sombra da uma recessão, principalmente nos Estados Unidos e Europa, a China andando mais lenta, refletindo no perfil de consumo de produto têxtil e impactando no consumo de algodão. Além disso, os preços do petróleo caindo tornam as fibras sintéticas mais competitivas do que as naturais. Todos esses fatores geram um cenário de acomodação na demanda e de preço sem força para uma recuperação”, aponta o consultor de SAFRAS, Gil Barabach.

     O valor pago pela pluma colocada no polo industrial paulista sem ICMS encerrou a quinta-feira (5) a R$ 5,25 por libra-peso. Isso corresponde a uma desvalorização de 0,94% em relação à semana passada. Também houve uma queda de 1,87% na comparação ao mesmo período de um mês atrás, e de 18,73% no acumulado do ano passado.

     No FOB exportação do Porto de Santos/SP, a fibra nacional ficou cotada a 96,81 centavos por libra-peso, uma queda em relação à quinta passada (29) de 2,25%, quando era cotada a 99,04. Esses valores indicam que o prêmio pago pelo algodão brasileiro segue valorizado. Assim, o prêmio na primeira quinta-feira (5) de 2023 ficou indicado a +14,23 centavos por libra-peso contra ICE US. Na semana anterior era +16,40 centavos por libra-peso.

     As vendas líquidas norte-americanas de algodão (upland), referentes à temporada 2022/23, iniciada em 1o de agosto, ficaram em 39.600 fardos na semana encerrada em 29 de dezembro. O Vietnã liderou as compras, com 15.500 fardos.

As vendas líquidas norte-americanas de algodão (upland), referentes à temporada 2022/23, iniciada em 1o de agosto, ficaram em 39.600 fardos na semana encerrada em 29 de dezembro. O Vietnã liderou as compras, com 15.500 fardos. As informações são do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Segue, abaixo, mais informações sobre o mercado de algodão.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA