Índice de preços ao consumidor do Japão sobe 3,7% em novembro em base anual

588

Porto Alegre, 23 de dezembro de 2022 – O núcleo da inflação do Japão subiu no ritmo mais rápido em quase 41 anos em novembro, alimentando a especulação do mercado de que o Banco do Japão tentaria apertar a política monetária em 2023. As informações são da agência de notícias “Dow Jones”.

Após a ação surpresa do banco central na terça-feira para aumentar o teto de uma taxa básica de juros, os observadores estão divididos sobre novas altas no próximo ano. Mas eles concordam que a inflação será uma chave fator na decisão.

Os preços básicos ao consumidor do Japão – uma medida que cobre todos os preços, exceto alimentos frescos – subiram 3,7% em relação ao ano anterior em novembro, o ritmo mais rápido desde dezembro de 1981, mostraram dados do governo na sexta-feira.

Abaixo do número da manchete estão outros sinais de que o Japão saiu de sua rotina de décadas de variações de preço próximas de zero. Se assim for, isso daria ao Banco do Japão mais espaço para considerar plenamente um desenrolar sobre a estrutura de flexibilização que o governador Haruhiko Kuroda construiu depois de quase uma década no trabalho.

As apólices de Kuroda incluem taxas negativas de curto prazo e um limite para o rendimento do título de 10 anos de vínculo governamental. Na terça-feira, o banco elevou esse limite de 0,25% para 0,5%, elevando as taxas de juros de maneira geral. As informações partem da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA