Próxima semana será marcada por chuvas em boa parte do Brasil – Rural Clima

509

Porto Alegre, 18 de novembro de 2022 – A próxima semana deverá ser marcada por bons volumes de chuvas em boa parte do Brasil, segundo informações do alerta agroclimático da Rural Clima. Acompanhe abaixo a previsão para as diferentes regiões produtoras do país.

Região Sul

A Região Sul deve ter tempo aberto e sem previsão de chuvas, com temperaturas em elevação, uma vez que massa de ar polar começa a perder força. De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, os modelos sinalizam a entrada de uma frente fria no domingo à noite, que deve levar chuvas generalizadas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e Paraguai. “Essas chuvas previstas devem durar entre segunda-feira e terça-feira, pois na quarta-feira a frente fria avança para o Sudeste. Somente parte de Santa Catarina e o Paraná podem ainda ter chuvas nesse dia”.

As condições do clima devem seguir excepcionais para o desenvolvimento das lavouras, tratos culturais, plantio de verão e colheita do trigo, pois as frentes s frias devem passar pela Região Sul a cada 7 ou 10 dias no restante da primavera.

Região Sudeste

A instabilidade deve atingir hoje o extremo norte de Minas Gerais e o Espírito Santo, mas praticamente toda região Sudeste terá um fim de semana com tempo aberto. “Entre domingo e segunda-feira, áreas de instabilidade começam a avançar, levando chuvas. Mas será na terça-feira e quarta-feira que a instabilidade ganhará força e trará chuvas generalizadas para a região Sudeste”, alerta Santos.

As chuvas devem melhorar as condições das lavouras, já que noroeste de São Paulo, cerrado e triângulo mineiro não recebem chuvas há 15 dias. As chuvas na próxima semana, embora irregulares, devem atingir todas as regiões. Para as próximas semanas, a tendência é de que o Sudeste volte a ter chuvas mais regulares.

Centro-Oeste

O tempo aberto e as temperaturas elevadas devem predominar no Centro-Oeste, com exceção do extremo norte de Mato Grosso e de Goiás, que podem receber chuvas ainda hoje e amanhã. “No domingo e segunda-feira pode chover sobre Goiás, norte e leste de Mato Grosso e o extremo norte de Rondônia. Na terça-feira e quarta-feira, áreas de instabilidade ganham força e pode haver chuva generalizada em Mato Grosso do Sul, Rondônia, na região do Parecis e no sul do Mato Grosso”, sinaliza Santos.

De forma geral condições de clima irão melhorar nos próximos dias, com chuvas em várias localidades. “Os últimos 10 dias de novembro e o início de dezembro serão marcados por chuvas frequentes e regulares no Centro-Oeste”, afirma.

Norte

O dia de hoje deve ser marcado por áreas de instabilidade e por pancadas de chuvas sobre sul do Amazonas, sul e leste do Pará. No final de semana, a instabilidade ganhará força e trará chuvas generalizadas sobre o Pará, mantendo boas condições ao avanço do plantio. “O Acre, o restante do Amazonas, Roraima e Amapá só terão chuva na semana que vem. As temperaturas seguem elevadas e frentes frias devem avançam daqui para frente, levando corredores de umidade para a Região Norte”, destaca.

Nordeste

Segundo Santos, áreas de instabilidade ainda seguem atuando sobre áreas produtoras da Bahia, Alagoas e Pernambuco. As demais regiões permanecem sem chuva, o que é bom para a cana-de-açúcar e o milho. Por outro lado, o retorno da chuva nos próximos 10 dias será favorável nas regiões de chapada na Bahia para as pastagens e o plantio de milho e soja. “Na próxima semana deve haver chuvas mais generalizadas no estado, mas interior do Nordeste deve seguir com tempo seco e aberto”, disse.

Matopiba

No Matopiba, áreas de instabilidade nesta sexta-feira devem manter o tempo chuvoso sobre oeste da Bahia, sul do Maranhão, sul do Piauí e a faixa leste do Tocantins. Amanhã, conforme Santos, o tempo fecha e deve chover bem na região, o que atrapalha o plantio de milho e de soja. Somente na terça-feira e quarta-feira é que o tempo deve abrir no Matopiba.

Santos informa que no próximo final de semana deve voltar a chover sobre o Matopiba e a tendência é de continuidade das chuvas nos próximos 30 dias, o que pode deixar o plantio lento, muito embora favorável ao desenvolvimento das lavouras já cultivadas.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA