Segundo o alerta agroclimático da Rural Clima, os próximos dias tendem a ter tempo aberto na maior parte das regiões produtoras do país. No Sul do país, a expectativa segue de chuvas irregulares e de baixa intensidade.
As chuvas voltam a aparecer no Rio Grande do Sul no final de semana, restritas ao estado, dificilmente avançando para outras regiões. A região litorânea do Nordeste é outra que segue sofrendo com chuvas irregulares ao longo da semana.
Segundo a meteorologista Ludmila Camparotto, além das chuvas previstas na costa leste do país, o norte do Pará e extremo norte do Maranhão também tendem a sofrer com precipitações.
Nas demais regiões, o tempo segue aberto, com uma tendência de elevação nas temperaturas nos próximos dias. Não há expectativas de frios intensos que venham a trazer alguma preocupação ao desenvolvimento das culturas nas lavouras.
No Paraguai, o início da semana também será marcado por chuvas irregulares e de baixa intensidade, principalmente na região de fronteira com o Paraná. O restante do país seguirá com o tempo predominantemente aberto.
Na quarta-feira, a região que faz fronteira com o oeste do Paraná voltará a ficar com tempo aberto e as temperaturas começam a se elevar. Só há expectativa da volta das chuvas no país ao final do mês.
“De maneira geral, ao longo do mês de agosto, os modelos indicam a possibilidade de entradas de frentes frias que podem provocar algumas chuvas, principalmente nessa região mais ao sul e oriental do Paraguai, mas nada que venha atrapalhar os trabalhos de colheita. São chuvas que vão auxiliar na manutenção dos níveis de umidade do solo, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de inverno”, disse Ludmila.
Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA