Futuros do petróleo fecham em alta com explosão causada por grupo Houthi

1063

    Porto Alegre, 25 de março de 2022 – Os preços dos contratos futuros de petróleo encerraram o pregão em alta mesmo depois de terem iniciado o dia em queda depois que o grupo Houthi do Iêmen disse ter atacado uma das instalações da empresa petrolífera estatal da Arábia Saudita, Saudi Aramco.

   De acordo com o analista da FX Empire, Christopher Lewis, o aperto em relação à oferta deve pressionar para cima os preços, que acumularam alta na semana terminada hoje.

   “É muito provável que o petróleo acabe atingindo um novo máximo, mas será necessário um pouco de esforço e impulso para que isso aconteça, pois os movimentos estão parabólicos. Dito isto, estamos em uma situação em que o mercado deve ter altas violentas”, afirmou ele.

   A Associated Press citou vídeos de um incêndio em um depósito de petróleo, dizendo que a localização era perto da North Jeddah Bulk Plant – que fica a sudeste do aeroporto internacional da cidade de Jeddah. Enquanto isso, uma fonte da Reuters disse que uma instalação da Saudi Aramco foi atingida. Uma corrida de automóveis de Fórmula 1 deve ocorrer na cidade neste fim de semana.

   Os houthis, apoiados pelo Irã, alegaram estar por trás do ataque com um porta-voz militar acrescentando que também usaram drones para atingir as refinarias de Ras Tanura e Rabigh, segundo a Reuters. Os ataques adicionais não puderam ser confirmadas.

   Na manhã de domingo, as autoridades sauditas confirmaram um ataque às instalações da Aramco no fim de semana passado, com rebeldes houthis usando mísseis e drones para atingir pelo menos seis locais em todo o reino, incluindo um depósito de combustível da Aramco e uma usina de gás natural liquefeito.

   “Não houve feridos ou fatalidades e nenhum impacto no fornecimento da empresa aos clientes”, disse o CEO da Aramco, Amin Nasser, no domingo, em uma teleconferência de resultados.

   Os houthis realizaram milhares de ataques transfronteiriços com mísseis e drones na Arábia Saudita nos anos desde que Riad lançou seu ataque aéreo ao Iêmen, que matou dezenas de milhares de iemenitas.

   A Aramco sofreu um grande ataque em suas instalações em 2019, quando ataques às instalações de Abqaiq e Khurais cortaram cerca de metade da produção de petróleo do reino em um dia.

   O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para abril subiu 0,55%, cotado a US$ 113,90 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para maio avançou 0,55%, cotado a US$ 120,65 o barril. Na semana, o WTI acumulou ganhos de 8,79% enquanto o Brent teve um total de 11,79% de alta.

    As informações partem da Agência CMA.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA