Café fecha em alta em NY, superando US$ 2 com apreensão com escassez de robusta

549

     Porto Alegre, 25 de outubro de 2021 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta segunda-feira com preços acentuadamente mais altos.

     Ao contrário do que normalmente ocorre, quando o robusta na Bolsa de Londres segue o comportamento do arábica em Nova York, nessa sessão foi o arábica que seguiu mais o cenário de Londres. As notícias de escassez de contêineres para os embarques do robusta do Vietnã garantiram uma forte alta para o robusta na Bolsa de Londres. E o arábica, que chegou a trabalhar em baixa, acompanhou esse movimento altista.

     A falta de contêineres deve prejudicar os embarques do robusta vietnamita em pleno período de entrada da safra neste final de ano.

     Nos fundamentos, as chuvas benéficas no Brasil para o pegamento das floradas seguem como notícias baixistas. Isso atenua a apreensão com maiores quebras (do que as já certas) para a safra de 2022.

     Assim, NY reagiu e tecnicamente voltou a fechar acima da importante linha técnica, gráfica e psicológica de US$ 2,00 a libra-peso.

     Os contratos com entrega em dezembro/2021 fecharam o dia a 202,55 centavos de dólar por libra-peso, alta de 2,70 centavos, ou de 1,3%. A posição março/2022 fechou a 205,15 centavos, elevação de 2,55 centavos, ou de 1,2%.

/

     Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA