Porto Alegre, 18 de outubro de 2024 – O total de navios que aguarda para embarcar açúcar nos portos brasileiros estava em 74 na semana encerrada em 16 de outubro, ante 80 na semana anterior, de acordo com levantamento realizado pela agência marítima Williams Brasil. Conforme o relatório, foi agendado carregamento de 2,886 milhões de toneladas de açúcar, ante 3,348 milhões na semana anterior.
Pelo Porto de Santos (SP) deve ser carregada a maior parte (1,889 milhão de toneladas). Depois aparecem o porto de Paranaguá, no Paraná (484.016 toneladas), Imbituba, em Santa Catarina (136.966 toneladas), Suape, em Pernambuco (15.000 toneladas) Maceió, nas Alagoas (188.760 toneladas), e Recife, em Pernambuco (108.158 toneladas), e Itajaí, em Santa Catarina (54.000 toneladas).
A carga de açúcar a ser exportada consiste da variedade VHP (2,702 milhões de toneladas), TBC (144.750 toneladas), Cristal B150 (9.000 toneladas), VHP em sacas (equivalente a 11 mil toneladas) e Refinado A-45 (19.048 toneladas). O relatório da agência leva em conta as embarcações já ancoradas, as que estão em largo esperando atracação e ainda as com previsão de chegada até o dia 16 de novembro.
Exportação
A receita diária média obtida com as exportações brasileiras de açúcar e outros melaços atinge US$ 85,288 milhões em outubro, com nove dias úteis, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Já o volume médio diário de exportações chega a 182,871 mil toneladas no mês.
Foram exportadas 1.645.839 toneladas de açúcar em outubro, com receita de US$ 767,596 milhões, a um preço médio de US$ 466,40 por tonelada.
Na comparação com a média diária de outubro de 2023, de US$ 73,428 milhões, há alta de 16,2% no valor obtido diariamente pelas exportações de açúcar em outubro de 2024.
Em volume, há alta de 33,6% ante as 136,869 mil toneladas diariamente embarcadas em outubro de 2023. Já o preço médio caiu 13,1%, ante os US$ 536,50 por tonelada verificados em outubro de 2023.
Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA