Porto Alegre, 28 de julho de 2023 – O mercado brasileiro de arroz vai encerrando o mês de julho mantendo a tendência de alta nos indicativos. “Os orizicultores permanecem de costas para o mercado, acreditando em um crescimento ainda maior para os preços do cereal em casca”, destaca o analista e consultor de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira.
Esse comportamento retraído tem proporcionado oportunidades para outros grandes exportadores de arroz. “Rumores apontam o fechamento de uma carga de cerca de 70 mil toneladas rumo à Costa Rica, que acabaram sendo exportadas pelo Uruguai”, pontua Oliveira.
Apesar desta situação, a demanda internacional pelo arroz brasileiro continua sólida. “Mesmo enfrentando um cenário cambial desfavorável, as previsões indicam que os números oficiais das exportações do mês de julho devem estabelecer um novo recorde para o ano de 2023”, pondera o consultor.
Conforme o último relatório de embarques nos portos brasileiros, o line-up, pelo menos 53,9 mil toneladas ainda estão agendadas para embarque no mês de julho, enquanto cerca de 87,5 mil toneladas já estão programadas para embarque no mês de agosto.
A média da saca de arroz no Rio Grande do Sul (58/62% de grãos inteiros e pagamento à vista), principal referencial nacional, encerrou cotada a R$ 86,83 nesta quinta-feira (28), apresentando um avanço de 3,74% em relação à semana anterior. Em comparação ao mesmo período do mês passado, houve uma alta de 6,32% e um aumento de 12,34% quando comparado ao mesmo período de 2022.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Rodrigo Ramos/ Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA