São Paulo, SP – A Direcional divulgou ontem a prévia operacional do primeiro trimestre de 2025 (1T25), com vendas líquidas de R$ 1,326 bilhão, em linha com o que havia sido observado no mesmo período de 2024, que foi de R$ 1,307 bilhão. Em relação ao último trimestre do ano passado, as vendas líquidas recuaram 16%. No período, os produtos da marca Direcional tiveram representatividade de 64%, enquanto as vendas referentes aos produtos Riva responderam por 36%.
Assim como ocorreu com os lançamentos, as vendas líquidas também apresentaram crescimento relevante quando observada a participação da companhia no Valor Geral de Vendas (VGV), registrando aumento de 10% ano contra ano, chegando a R$ 1,099 bilhão. O VGV líquido contratado somou R$ 6,3 bilhões (R$ 5 bilhões % Companhia), correspondendo a um crescimento de 40% sobre o período de 12 meses encerrado no 1T24.
Segundo a companhia parte das vendas foi originada a partir de projetos desenvolvidos em SPEs não controladas ou controladas em conjunto com parceiros. A receita proveniente dessas vendas, portanto, não é consolidada diretamente na receita contábil da companhia. Nesse sentido, 86% das vendas líquidas do 1T25 são referentes a projetos que contribuem com a linha de Receita Líquida da Companhia, enquanto 14% impactam o resultado por meio da linha de equivalência patrimonial, considerando o percentual detido pelo Grupo Direcional em cada uma dessas SPEs.
A Velocidade de Vendas consolidada (VSO) foi de 23% no 1T25, alta de 1,7 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2024. Em comparação ao último trimestre de 2024, o VSO recuou 1,7 ponto percentual.
O estoque totalizou R$ 4,5 bilhões (R$ 3,7 bilhões % Companhia), o que corresponde a um total de 13.801 unidades. Cerca de 4% do VGV total refere-se a unidades concluídas. É fundamental ressaltar que a marca Riva está fazendo sua estreia na praça de Fortaleza no primeiro semestre de 2025, com o 1º lançamento já previsto para o 2º trimestre, além da migração de 2 projetos que anteriormente faziam parte do estoque da Direcional
O banco de terrenos totalizou um VGV de R$ 48,1 bilhões (R$ 43,1 bilhões % Companhia), refletindo um potencial de desenvolvimento de aproximadamente 214 mil unidades. O custo médio de aquisição do banco de terrenos é de 11% do VGV potencial, com 87% sendo pagos por meio de permuta, o que se traduz em um reduzido impacto no caixa antes do início do desenvolvimento dos empreendimentos.
No primeiro trimestre de 2025, a companhia adquiriu 13 terrenos, representando um potencial de construção de, aproximadamente, 8,7 mil unidades e VGV de R$ 2,7 bilhões (R$ 2,4 bilhões % Companhia). O custo médio de aquisição no trimestre foi de 14% do VGV, sendo que 95% do pagamento ocorrerá via permuta.
No 1T25, a geração de caixa operacional foi de R$ 10 milhões. Entretanto, considerando efeitos não operacionais envolvendo, principalmente, a amortização de carteira de recebíveis cedidos em períodos anteriores, observou-se um consumo de caixa no montante de R$ 15 milhões.
A companhia realizou o lançamento de 17 novos empreendimentos/etapas durante o primeiro trimestre, correspondendo a um VGV de R$ 901 milhões(R$ 802 milhões % Companhia). Desse modo, o volume lançado manteve-se em linha com o total registrado no primeiro trimestre de 2024. Os produtos da marca Direcional representaram 75% do total, enquanto os projetos da Riva responderam por 25%.
“A participação da companhia no VGV lançado no trimestre alcançou 89%. Assim, considerando o volume lançado no % Companhia, houve crescimento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior, também alinhado com a estratégia do Grupo. Ao se considerar o período de 12 meses encerrado em março (1T25 LTM), os Lançamentos somaram R$ 5,8 bilhões (R$ 4,8 bilhões % Companhia). Com isso, na comparação com o 1T24 LTM, o crescimento foi de 12%”, destacou a relatório da construtora.
Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)
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