São Paulo, SP – A Direcional divulgou seus resultados operacionais do segundo trimestre de 2025 (1T25), com vendas líquidas de R$ 1,7 bilhão (R$ 1,3 bilhão % Companhia), alta de 26% em relação ao primeiro trimestre deste ano, e crescimento de 4% sobre o mesmo trimestre de 2024. No período, os produtos da marca Direcional representaram 59% do mix de vendas, enquanto os produtos Riva responderam por 41%.
No primeiro semestre, as vendas líquidas totalizaram R$ 3 bilhões (R$ 2,4 bilhões % Companhia), alta de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Assim, o VGV líquido contratado nos últimos 12 meses foi de R$ 6,3 bilhões (R$ 5 bilhões % Companhia), correspondendo a um crescimento de 23% em relação ao 2T24 LTM.
O VGV lançado pelo Grupo Direcional foi de R$ 1,9 bilhão (R$ 1,4 bilhão % Companhia), representando um crescimento de 111% em relação ao 1T25 e de 40% quando comparado ao 2T24. Esse foi o maior patamar já lançado em um trimestre pela Companhia. Os produtos da marca Direcional tiveram representatividade de 56% do VGV lançado, e os projetos da Riva, de 44%.
Considerando o acumulado no primeiro semestre do ano, os lançamentos totalizaram R$ 2,8 bilhões (R$ 2,2 bilhões % Companhia). Em comparação com o mesmo período de 2024, houve crescimento de 24% no volume lançado. Dessa maneira, nos últimos 12 meses encerrados no 2T25 (2T25 LTM), o VGV lançado somou R$ 6,3 bilhões (R$ 5 bilhões % Companhia), 25% acima do que havia sido observado no 2T24 LTM.
A velocidade de vendas consolidada, medida pelo indicador VSO (Vendas Líquidas Sobre Oferta), alcançou 26% no 2T25, um aumento de 300 bps em comparação à VSO do 1T25, e em linha com o indicador registrado no 2T24. A VSO dos projetos da Direcional foi de 26% no trimestre, um incremento de 320 bps sobre o trimestre anterior. Por sua vez, a VSO da Riva atingiu 27% no período, acelerando 270 bps em relação ao que havia sido observado no 1T25.
O VGV em Estoque do Grupo Direcional encerrou o 2T25 em R$ 4,7 bilhões (R$ 3,9 bilhões % Companhia), correspondendo a um total de 13,7 mil unidades. Cerca de 4% do VGV total em Estoque é referente a unidades concluídas.
No encerramento do 2T25, o banco de terrenos do Grupo Direcional totalizou um VGV de R$ 49,6 bilhões (R$ 44,7 bilhões % Companhia), representando um potencial de desenvolvimento de aproximadamente 217 mil unidades. O custo médio de aquisição do landbank é de 11% do VGV potencial, com 87% sendo pagos via permuta, o que se traduz em um reduzido impacto no caixa antes do início do desenvolvimento dos empreendimentos.
Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)
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