São Paulo, 12 de agosto de 2025 – A Vale informa que o processo de Recuperação Judicial da Samarco foi concluído. A Samarco é uma empresa privada de capital fechado, uma joint venture da Vale com a BHP (com 50% de participação acionária cada).
Segundo a Vale, esse é um marco importante para a manutenção da função social e para a continuidade operacional da Samarco.
A decisão da 2a Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte pelo encerramento contou com o parecer favorável do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, que concluiu que a recuperação judicial cumpriu sua finalidade.
A Vale acrescenta que, “desde a homologação do Plano de Recuperação Judicial em 2023, a Samarco vem implementando com êxito as obrigações previstas e, com a conclusão da Recuperação Judicial, continuará cumprindo com as obrigações remanescentes, nos termos e prazos estabelecidos”.
“Como uma das acionistas da Samarco e compromitentes do Acordo Definitivo para a reparação integral do rompimento da barragem de Fundão, a Vale seguirá apoiando a entidade na busca contínua por melhores práticas disponíveis e por um desempenho de excelência, zelando pelo cumprimento das obrigações estabelecidas no Acordo Definitivo”, disse a Vale, em comunicado.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA

