Porto Alegre, 5 de fevereiro de 2020 – Mais de 14,3 milhões de cabeças de gado com até 24 meses de idade foram vacinadas durante a etapa de novembro contra a febre aftosa, representando 99,86% do rebanho nesta faixa etária existente em Mato Grosso. Os números foram apresentados nesta segunda-feira (03.02) pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT).
“O estado mantém o status sanitário de livre de febre aftosa com vacinação e é relevante para o mercado e para nosso comércio exterior. Já estamos planejamento, juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para algumas áreas da região Noroeste não terem vacinação a partir deste ano. Até 2020, toda a vacinação deverá ser retirada e isso propiciará novos mercados”, diz César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Trabalhos de divulgação, educação sanitária, fiscalização e apoio dos produtores rurais foram determinantes para alcançar-se estes números. Desde 2007, as etapas de vacinação envolvendo bovinos até 24 meses têm alcançado índices de vacinação superiores a 99%.
“É um trabalho de mais de 30 anos e chegamos a este momento com a parceira dos pecuaristas. É ato conjunto do órgão de defesa sanitária, Governo do Estado e entidades representativas. Conseguimos levar ao produtor informação relevante e treinamentos para chegar a este patamar”, afirma Tadeu Mocelin, presidente do Indea MT.
Nessa etapa foram realizadas vacinações oficiais em 3.013 estabelecimentos rurais, ocasião em que os animais são vistoriados nos currais para a verificação da sanidade do rebanho. A vigilância veterinária constante confere segurança da ocorrência ou não de doenças infectocontagiosas de interesse para a Defesa Sanitária Animal. Com informações da assessoria de imprensa da Sedec/MT.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2020 – Grupo CMA