A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse hoje mais cedo que a União Europeia (UE) está disposta a negociar com os EUA as tarifas recíprocas impostas pelo presidente do país, Donald Trump.
“A Europa está pronta para negociar com os EUA. Oferecemos tarifas zero por zero para produtos industriais. Porque estamos sempre abertos a um bom acordo. Mas também estamos preparados para responder com contramedidas. E nos proteger contra efeitos indiretos causados por desvios de comércio”, disse von der Leyen em uma postagem na rede social X (antigo Twitter).
Os ministros que supervisionam o comércio da EU se encontraram em Luxemburgo na segunda-feira para debater a resposta do bloco, bem como discutir as relações com a China. Muitos disseram que a prioridade era iniciar negociações e evitar uma guerra comercial aberta.
“Precisamos permanecer calmos e responder de uma forma que diminua a tensão. Os mercados de ações agora mostram o que vai acontecer se escalarmos imediatamente. Mas estaremos preparados para tomar contramedidas se necessário para colocar os americanos na mesa”, disse a ministra holandesa do Comércio, Reinette Klever, aos repórteres.

